Capa

IEE TERCEIROSETOR

Quatro municípios de três estados recebem projeto do IEE e Petrobras que capacita professores

De terça (13) a quinta-feira (15), professores, gestores e diretores das redes públicas municipais participarão de formações em esporte educacional

12.08.2019  |  571 visualizações

São Paulo (SP) – O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional terá uma semana bem movimentada. De terça (13) a quinta-feira (15), o projeto estará em quatro municípios de três estados (Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul) para a capacitação de professores e outros profissionais da área de educação. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, em parceria com a Petrobras.

No Espírito Santo, o Rede de Parceiros tem dois compromissos. O primeiro, na terça-feira, será em Itapemirim, a partir das 8h, para a formação sobre Lutas na Escola, com a presença de 80 professores e gestores da rede pública do próprio município e de Anchieta.Na quinta-feira, o projeto estará em São Mateus, na Praça Amélia Boroto, para a realização da capacitação com o mesmo tema.

“Esse encontro tem como objetivo ampliar o repertório de práticas corporais e compartilhar atividades e propostas pedagógicas de lutas, que possibilitam a diversificação de conteúdo dentro das aulas de educação física”, afirma Pedro Regis Gonçalves, subcoordenador do IEE.

Já em Sergipe, na quarta-feira (14), o encontro de formação contará com a presença de 100 professores e gestores de escolas da rede pública e ONGs de dez municípios de estado (Aracajú, São Cristóvão, Divina Pastora, Riachuelo, Maruim, Siriri, Japaratuba, Carmópolis, Laranjeiras e Rosário do Catete). A temática a ser trabalhada com os participantes será Sistema Protege e Jogo da Escola. 

“Queremos ampliar o conhecimento e compreensão sobre os recursos didáticos a serem utilizados no ensino do esporte educacional; fazer com que os participantes conheçam a didática do Sistema PROTEGE, qualificando a prática pedagógica, tenham compreensão dos jogos como fator educacional, conheçam e apliquem os critérios para a proposição de bons jogos, para o processo de aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos”, explica Adriano Rossetto Jr, coordenador do IEE.

No mesmo dia, porém em Canoas (RS), 80 profissionais de Canoas e Esteio, entre eles professores de educação física, gestores e coordenadores pedagógicos, irão aprender sobre o Programa Liderando com Esporte. “Temos como principais objetivos ensinar os alunos a se organizarem em grupo ou clubes de liderança, estimular os alunos a se reconhecerem como líderes e aprender mais sobre suas habilidades, competências e desafios para liderar um grupo de pessoas”, conta a subcoordenadora do IEE Jessica Vilas Boas Silva.

O projeto vem trazendo resultados positivos para o dia a dia dos participantes, em todo o país. “Achei de suma importância a metodologia do Sistema PROTEGE, que vimos no último módulo. Com ela, podemos diversificar e qualificar nossas aulas e construir novas possibilidades de aprendizagem. Desta forma, enriquecendo ainda mais o conteúdo e motivando os alunos com novas maneiras de se praticar, o módulo foi enriquecedor, saio daqui ainda mais motivada e na expectativa de aplicar isso no meu dia-dia”, conta a professora de Esteio Cleonice Inês Maldoner Welter.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo sã o os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto. 

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Itapemirim (ES)
Data: Terça-feira (13)
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM – LEOPOLDINO ROCHA (avenida Maurício de Sousa e Silva, s/n Itaipava)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Mateus (ES)
Data: Quinta-feira (15)
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Amélia Boroto (150, R. João Pinto Bandeira, 74 - Carapina, São Mateus)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Aracaju (SE)
Data: Quarta-feira (14)
Horário: 8h às 17h
Local: Colégio Presidente Vargas (Auditório Antônio de Melo) - rua Neópolis S/N. Bairro Siqueira Campos

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Canoas (RS)
Data: Quarta-feira (14)
Horário: 8h às 17h
Local: EMEF Leonel de Moura Brizola (rua Ramiro Barcelos, 1703)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • O projeto do IEE e da Petrobras estará em quatro municípios nesta semana
    (Divulgação)

  • As formações serão de terça (13) a quinta-feira (15)
    (Divulgação)

  • O IEE já contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores
    (Divulgação)

Leia também...

21.08.2019

Folclore é tema de evento para crianças e jovens de Osasco, por meio de projeto do IEE

Serão dois dias de evento, quinta (22) e sexta-feira (23), no bairro Remédios. São esperados cerca de 170 crianças e jovens

19.08.2019

Professores de Tocantins e Mato Grosso são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Contando com o patrocínio da Bayer, a iniciativa formará cerca de 200 profissionais da área de educação ao longo do ano

19.08.2019

Projeto do IEE e Petrobras capacita professores em quatro municípios de três estados

Na terça (20) e quinta-feira (22), cerca de 270 professores, gestores e diretores das redes públicas municipais participarão de formações em esporte educacional

13.08.2019

Projeto do IEE inicia primeiro ano de formação para professores da Bahia

Com patrocínio da AES Tietê, iniciativa irá capacitar cerca de 50 professores em cada município

Entre em contato