Capa

Etiene Medeiros

Etiene Medeiros conquista sua quinta medalha na despedida do Pan de Lima

Única brasileira bicampeã pan-americana, nadadora pernambucana ajudou a equipe a conquistar o bronze no revezamento 4 x 100m medley feminino na noite deste sábado (10)

10.08.2019  |  3.233 visualizações

São Paulo (SP) - Etiene Medeiros se despede dos Jogos Pan-Americanos do Peru com mais uma medalha. Na noite deste sábado (10), em Lima, a nadadora pernambucana ajudou a equipe brasileira do revezamento 4 x 100m medley feminino a conquistar o bronze. Esta foi sua quinta medalha na edição 2019 dos jogos, cujo ponto alto foi nos 50m nado livre, ganho na sexta-feira (9).

Única brasileira bicampeã pan-americana na natação, Etiene soma nove medalhas no total de participações na competição continental. Somente em Lima, foram o ouro nos 50m livre, duas pratas (4 x 100m nado livre feminino e 4 x 100m livre misto) e dois bronzes (100m costas e o 4 x 100m medley).

Etiene abriu o revezamento 4 x 100m medley na noite deste sábado. Em uma prova de ritmo forte, entregou os primeiros 100 metros do nado costas em terceiro lugar. Na sequência, Jhennifer da Conceição, Giovanna Diamante e Larissa Oliveira conseguiram sustentar a posição para garantir a medalha de bronze, com 4m04s96. O ouro ficou com os Estados Unidos (3m57s64) e a prata foi para o Canadá (4m01s90).

Com nove medalhas, Etiene está perto de se tornar a maior medalhista da natação brasileira em Jogos Pan-Americanos. Apenas Larissa Oliveira está à sua frente, com uma a mais. Com grande desempenho das mulheres e dos homens, a participação brasileira na piscina de Lima foi a melhor das edições de Pan-Americanos, com total de 30 medalhas, sendo 10 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze.

Seguindo o ritmo de animação dos demais atletas brasileiros, Etiene era só sorrisos após a prova. “Brasileiro tem sangue animado. Nas nossas veias corre alegria e gratidão. Sou muito grata pelo que tem acontecido na minha vida e também dos outros nadadores do Brasil. Nós acabamos a disputa muito cansados, mas muito felizes e gratos”, afirmou a atleta, que completou. “A natação brasileira tem muito a aprender, muito a crescer e esperamos que todos continuem torcendo por nós, pois nos manteremos competitivos e motivados para seguir em frente. Não é fácil, temos muito desafios, mas sempre em busca de mais”.

Fernando Vanzella, técnico da nadadora pernambucana, ressaltou os pontos altos da campanha de sua atleta. “Terminamos aqui em Lima com um saldo positivo, após uma longa etapa de viagens, treinos e competições (que começaram com o Mundial da Coréia do Sul). São cinco medalhas da Etiene e, mais uma vez, chegando ao primeiro lugar em uma prova de Pan-Americano. Dessa vez teve um gosto de superação e resiliência. Esses últimos dias foram bastante desafiadores mentalmente e com as conquistas, saímos, sem dúvida, mais fortalecidos", analisou o treinador.

Mais medalhas - Além dos cinco pódios em Lima, Etiene Medeiros tem outras quatro medalhas conquistadas no Pan. Em Toronto-2015, trouxe ouro nos 100m costas, com a marca de 59s61 (recorde sul-americano que continua até hoje); prata nos 50m livre (quebrando o recorde sul-americano com 24s55); bronze no revezamento 4x100 metros livre, com recorde sul-americano (3m37s39) e bronze no 4x100m medley.

Prata do Mundial como motivação - Etiene Medeiros conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação da Coréia do Sul, na final disputada no fim do mês de julho. Mesmo fazendo uma grande prova, com o tempo de 27s44, ficou atrás da norte-americana Olivia Smoliga, que marcou 27s33.

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

Mais informações:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: youtube.etienemedeiros.com
Flickr: fotos.etienemedeiros.com
Site: www.etienemedeiros.com

Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: dorojr@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / 11 9.8457-9723

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Etiene e as 5 medalhas
    (Divulgação / EtieneMedeiros.com)

  • Etiene terminou a maratona de cinco provas
    (Divulgação / EtieneMedeiros.com)

  • Daynara, Vanzella e Etiene
    (Divulgação / EtieneMedeiros.com)

  • O bronze do sábado no pódio e no telão do ginásio
    (Divulgação / EtieneMedeiros.com)

  • Etiene comemorou muito o ouro nos 50m livre na noite de sexta-feira
    (Wander Roberto / COB)

Leia também...

30.10.2023

Etiene Medeiros participa de debate sobre inclusão e educação, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do Summit da Liga Esportiva evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

27.10.2023

Etiene Medeiros participa do Summit da Liga Esportiva NESCAU®, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

10.07.2023

Etiene Medeiros visita seleção brasileira de futebol feminino na Austrália

Nadadora pernambucana esteve na concentração do Brasil, em Gold Coast, onde a equipe se prepara para a estreia na Copa do Mundo

31.03.2023

Etiene Medeiros inicia nova fase na carreira como atleta do Instituto Etiene Medeiros, em Recife (PE)

A partir deste mês de abril, a nadadora está de volta à capital pernambucana, passando a acompanhar mais de perto as atividades do Instituto que fundou. A primeira competição será o Pernambucano, ao lado de alunos do IEM

Entre em contato