São Paulo (SP) - Etiene Medeiros é a segunda mulher mais veloz do planeta nos 50 metros costas. A nadadora pernambucana conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação da Coréia do Sul, em Gwangju. Na final disputada na manhã desta quinta-feira (25), Etiene fez uma grande prova e conseguiu o tempo de 27s44, contudo a norte-americana Olivia Smoliga bateu na frente e ficou com o ouro com 27s33. O bronze foi na russa Daria Vaskina (27s51). Agora, a brasileira ‘vira a chavinha’ e passa a focar na disputa dos 50 metros livre, a partir da noite de sexta-feira (26).
Etiene soube valorizar a prata. “Minha sensação é de imensa satisfação, de alegria. Estou realmente feliz com a prata, que é mais uma medalha em mundial. A prova dos 50 metros é uma loucura e sou muito grata de chegar até aqui e subir novamente ao pódio. E essa medalha não é só minha. É do Vanzella (meu treinador), do pessoal que está em casa. Dos nadadores que estão na água no Sesi (seu clube). Eu não nado sozinha. Nado pelo Brasil”, afirmou após a prova.
O técnico Vanzella seguiu a mesma linha de raciocínio. O vice-campeonato é um resultado muito bom. Estamos felizes por mais uma medalha de mundial, com a Etiene brigando pelo título o tempo todo. Ele fez uma saída muito boa e fez a prova certa, mas desta vez foi prata. Agora são seis pódios seguidos desde 2014. Todo ano ela está entre as melhores e essa consistente é importante. Agora foco total nos 50 metros livre”, avalia.
O ex-nadador Gustavo Borges, concordou. “É uma medalha para ser comemorada. A Etiene teve uma grande atuação. Fez tudo certo, com boa largada e ritmo forte até o final. Acontece que a norte-americana fez a prova da vida dela, com o melhor tempo do ano”, analisou ao fazer seu comentário durante a transmissão pelo Sportv 2, na manhã desta quinta-feira. “A competição é sempre de alto nível e o esporte é assim. Você não chega campeão. Meu título não vai sair do currículo, mas quando encara um novo desafio, você precisa lutar com tudo que tem, na melhor maneira possível. Essa é a beleza do esporte”, completou a atleta, que defendia o título conquistado em 2017.
Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes de conquistar o título em 2017, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.
O recorde mundial da prova ainda é da chinesa Liu Xiang 26s98, que não conseguiu vaga na seleção de seu país para competir na Coréia do Sul. Etiene Medeiros detém o recorde sul-americano nos 50 metros costas, obtido em julho de 2017, na decisão do Mundial de Budapeste, quando colocou seu nome na história da natação brasileira e sagrou-se a primeira campeã mundial de piscina longa, ao marcar 27s14. Ela tem também o melhor tempo do mundo da atual temporada, 27s36, registrado em abril no Troféu Maria Lenk.
Mais informações:
Instagram: @etimedeiros
Facebook: /etienemedeirosoficial
Twitter: @etiene_medeiros
Youtube: youtube.etienemedeiros.com
Flickr: fotos.etienemedeiros.com
Site: www.etienemedeiros.com
Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: dorojr@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / 11 9.8457-9723
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Uma nova experiência para a pernambucana, que participará de edições diárias do COBcast, do Comitê Olímpico do Brasil, com bastidores exclusivos da Olimpíada 2024 na capital francesa
Terceira edição do Summit da Liga Esportiva evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas
Terceira edição do evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas
Nadadora pernambucana esteve na concentração do Brasil, em Gold Coast, onde a equipe se prepara para a estreia na Copa do Mundo