Capa

TERCEIROSETOR

Escalador brasileiro é quinto entre os pan-americanos e faz balanço positivo da Copa do Mundo

Cesar Grosso: balanço positivo da Copa do Mundo
(Divulgação)

César Grosso, que busca bons resultados visando a disputa por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, encerrou sua participação nesta sexta-feira (5), em Villars, na Suíça, competindo na modalidade Lead (Dificuldade). Próxima etapa será em Chamonix, na França, a partir do dia 11 deste mês

05.07.2019  |  1.837 visualizações
São Paulo (SP) – Com o quinto lugar na modalidade Lead (Dificuldade) entre os atletas pan-americanos, o escalador paulista César Grosso encerrou com um balanço positivo, nesta sexta-feira (5), a sua participação na Copa do Mundo de Escalada - categorias Lead e Speed -, que está reunindo mais de 450 participantes, de diferentes países, em Villars, na Suíça. Antes, na quinta-feira (4), César  - melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, havia disputado  a modalidade Speed (Velocidade), terminando em terceiro entre os pan-americanos, com a quebra de seu próprio recorde brasileiro. A nova marca é de 7seg14. A próxima etapa da Copa do Mundo será nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Chamonix, na França.

"Estou bem satisfeito com esta etapa da Copa do Mundo. Primeiro, a disputa em Speed, com a quebra do recorde brasileiro e a terceira colocação entre os atletas pan-americanos. Foi um tempo muito bom, até surpreendente, já que comecei a treinar Speed há apenas 14 meses e meu primeiro campeonato foi aqui mesmo, ano passado. Então fico muito contente com essa evolução. Depois, Lead, que é minha especialidade. Escalei bem as duas vias. Eu me senti bem nas duas, que eram de estilos diferentes, e terminei em quinto entre os pan-americanos. Agora é continuar trabalhando e focar na próxima", analisou César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor.

César comemorou os resultados obtidos em Villars como um ótimo passo, deixando para trás vários competidores pan-americanos - norte-americanos, argentinos, chilenos e equatorianos -, sempre pensando no grande objetivo que é o de buscar uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020, em que a escalada fará a estreia como esporte olímpico. A classificação será definida em fevereiro de 2020, no Campeonato Pan-Americano Combinado, marcado para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde esses atletas serão seus adversários no sonho de chegar ao Japão.

O chamado formato combinado, que será disputado em Tóquio, reúne as três categorias da escalada esportiva - Boulder (Explosão), Lead e Speed. Para garantir um lugar no Japão é preciso estar pronto para competir em todas elas. Assim, depois da etapa de Chamonix da Copa do Mundo, César começará a preparação para o Mundial Boulder, Lead e Speed, em Hachioji, no Japão, no mês de agosto. 

As três categorias da escalada - A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead;  melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com
Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta
Instagram: @cesar_grosso

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
 

Leia também...

15.04.2024

Multiatleta Pepe Fiamoncini vai correr 70km neste sábado (20) em comemoração aos 70 anos do Parque do Ibirapuera

Treinão é uma ação extra-oficial que visa reunir o máximo de pessoas para festejar a data. Para isso, dividiu a atividade em dez trechos de 7km a fim de contar com pessoas de todos os níveis de preparo

29.02.2024

Após entrar no Guinness Book, multiatleta brasileiro planeja novos recordes

Pessoa mais rápida do mundo a cruzar maior e mais alto deserto de sal do mundo, Pepe Fiamoncini projeta novas marcas ao escalar as maiores montanhas e correr as provas mais desafiadoras do planeta

27.02.2024

Após entrar no Guinness Book, multiatleta brasileiro planeja novos recordes

Pessoa mais rápida do mundo a cruzar maior e mais alto deserto de sal do mundo, Pepe Fiamoncini projeta novas marcas ao escalar as maiores montanhas e correr as provas mais desafiadoras do planeta

20.12.2023
Boas Festas

Feliz 2024

Entre em contato