Capa

CICLISMO

Festival Brasil Ride promete disputa de alto nível entre os melhores ciclistas do País

Hugo Prado Neto após vencer o Warm Up Pro em 2018
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Ricardo Pscheidt
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Mario Veríssimo e João Paulo Firmino
(Ney Evangelista / Brasil Ride)

Pelotão de elite
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Arena do Festival Brasil Ride
(Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Competições de mountain bike agitam a Cuesta Paulista, em Botucatu, entre esta quinta (20) e sábado (22). Já a Trail Run Series abre as atividades no feriado de Corpus Christi, na manhã de quinta-feira

18.06.2019  |  3.674 visualizações

Botucatu (SP) - Os amantes do esporte de Botucatu e região serão presenteados nesta semana, pelo sétimo ano seguido, com disputas de alto nível do MTB nacional. Alguns dos melhores ciclistas do País estarão em ação no Warm Up Pro do Festival Brasil Ride, em busca das coroas de Rei e Rainha da Cuesta. Na elite masculina, três dos quatro atletas que já levantaram o troféu estarão em ação: Hugo Prado Neto, tricampeão em 2013, 2015 e 2018; Ricardo Pscheidt, vencedor em 2014, e Halysson Ferreira, que levou o título em 2017. Apenas Lukas Kaufmann (2016) não estará presente. Já no feminino, Lais Saes é a representante no hall de vencedoras, em busca do bicampeonato, para igualar-se à maior ganhadora, Daniela Genovesi, primeira colocada em 2013 e 2014.

Se a vida já não seria fácil para Hugo Prado Neto (OCE Specialized), Ricardo Pscheidt (Orbea Team Brasil) e Halysson Ferreira (Tropix Factory Racing), tendo que competir somente entre eles, o alto nível de postulantes ao título pela primeira vez promete diminuir muito a probabilidade de um tetra por parte de Hugo ou o bicampeonato de Pscheidt e Halysson. Estão confirmados na disputa atletas como Bruno Lemes e Mario Veríssimo (ambos Squadra / Oggi), Erick Bruske e Alex Malacarne (ambos Specialized Racing BR), e João Paulo Firmino (Multibike/Specialized/La Maglia), entre outros.

Atual detentor da "coroa" de Rei da Cuesta, Hugo Prado Neto avalia a disputa em 2019. "Fiz todas as edições desde o primeiro ano. É uma prova que gosto muito de competir, principalmente pelo ambiente que se tem na corrida, por conta do perfil dos competidores que vão para Botucatu ano após ano. Em termos de performance, o formato do Warm Up Pro nos seus três dias encaixa muito bem com meu estilo de pedal. Prólogo, depois uma segunda etapa intermediária em termos de distância e duração, terminando esta temporada em subida, e a última prova dura e longa, com os atletas fadigados. Por esses motivos, consigo me dar bem. Vou atrás de aumentar meu recorde, em busca do quarto título", avalia Hugo.

No mountain bike, o prólogo abre o Warm Up Pro, com 11,6 km e 455 m de altimetria acumulada, a partir das 14h de quinta-feira. No dia seguinte, o início é às 10h, com mais de 66,2 km e 1.711 m de altimetria. A sexta-feira (21) conta ainda com a realização do ciclo de palestras, entre 17h e 20h. No sábado, há a decisão do Warm Up Pro, a partir das 8h, onde os ciclistas pedalarão 110 km com altimetria de 2.700 m, e a disputa da Sport, às 10h, com distância reduzida de 71 km e 1.200 m de subidas acumuladas. 

"Vi o start list da prova e pude perceber que tem gente muito forte inscrita. Atletas que inclusive eu sou o treinador e sei do potencial deles, como o Bruno Lemes e seu parceiro de equipe, o Mario Veríssimo, atual campeão brasileiro de maratona. O Halysson Ferreira, enfim, uma lista bem grande de adversários conhecidos e também de possíveis surpresas. Não será nada fácil, mas estou animado e empolgado para a competição. Quero muito a façanha de chegar ao tetra", conta Hugo, mineiro de Belo Horizonte.

Vencedor do Warm Up Pro em 2014, Ricardo Pscheidt projeta uma disputa equilibrada nesta temporada e tem um lugar entre os top 5 como objetivo. "Vivo um momento de transição na carreira. Não estou competindo mais em nível nacional e passei a focar os eventos de Maratona, após vários anos dedicados ao cross country olímpico (XCO). Quando venci, foi bem bacana. Neste momento, o top 10 é a realidade, mas com superação consigo, quem sabe, chegar entre os cinco primeiros. Porém, sei do alto nível dos adversários, como Halysson, três vezes vencedor do brasileiro, Bruno Lemos, campeão pan-americano, e o Mario Veríssimo, atual campeão nacional, além de outros fortes ciclistas", comenta Pscheidt.

Premiação igualitária - A premiação de amba as elites no Warm Up Pro ofertará um total de R$ 5.700,00 divididos entre os cinco primeiros, com divisão igualitária para homens e mulheres. Além de Lais Saes, que tenta o bicampeonato, no feminino ciclistas como Eliana Pinheiro (Assis/Alta Performance/Hipernutri/Movement), Fabiana Brandão (First Bikes/Time Jundiaí), Julyana Machado (Brutas Race Team) e Larissa Cristina (Brasa Bike) também estão entre as favoritas ao título de Rainha da Cuesta.

Corrida de montanha - A Trail Run Series abre as atividades da semana, na manhã de quinta-feira, com largadas às 9h (21 km), 9h40 (16 km), 10h (6,5 km). E, assim como no mountain bike, com o Warm Up Kids Bike Race, também contará com disputas para as crianças, a Corrida Kids, as duas programadas para a manhã de sábado (22), às 10h30 e 11h, respectivamente. 

Retirada dos kits dos atletas - Tanto a Trail Run Series quanto o Warm Up Pro têm a retirada do kit atleta inciada na quarta-feira (19), entre 17h e 21h, na arena Brasil Ride, montada em frente à prefeitura Municipal de Botucatu. Na quinta-feira, também haverá retirada de kit. Para os corredores de montanha, das 7h30 às 9h, no Ginásio Poliesportivo de Botucatu. Já os ciclistas do Warm Up Pro podem retirar os kits a partir das 9h, na Arena em frente a Catedral. A retirada para os atletas da Warm Up Sport será realizada na sexta-feira, das 14h às 19h, na Arena em frente a Catedral, ou na manhã de sábado, das 6h45 às 9h, também no mesmo local. Os kits para as disputas Kids serão entregues logo em seguida, a partir das 9h.

Campeões do Festival Brasil Ride:

Warm Up Pro - Festival Brasil Ride
2018 - Hugo Prado Neto / Isabella Ribeiro
2017 - Halysson Ferreira / Lais Saes
2016 - Lukas Kaufmann / Fernanda Prieto
2015 - Hugo Prado Neto / Viviane Favery
2014 - Ricardo Pscheidt / Daniela Genovesi
2013 - Hugo Prado Neto / Daniela Genovesi

Trail Run Series - Festival Brasil Ride
2018 - João Paulo Paixão (21k) / Luzia Ferreira (21k)
2017 - Marildo Barduco (16k) / Giovanna Martins (16k)
2016 - Marildo Barduco (21k) / Giovanna Martins (21k)
2015 - Elionay Correia (16k) / Giovanna Martins (16k)

Imagens para a imprensa - A partir desta temporada, a Brasil Ride conta com um banco de imagens especificamente para o uso da imprensa: https://brasilride.photoshelter.com/index. Neste espaço, há fotos de todas as provas realizadas no ano, entre mountain bike e trail run. Para acessá-las, basta cadastrar-se no sistema do site Photoshelter e fazer o download dos arquivos escolhidos.

A sétima edição do Festival Brasil Ride tem os patrocínios da Prefeitura de Botucatu, Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas - Aluguel de carros. Conta com os apoios de Conect Car, Full Gas, La Maglia, LAF Corretora de Seguros, Oakley, Red Bull, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Thule e Shop2gether. A organização é da Brasil Ride. 

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.


Mais informações da Brasil Ride:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BR
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Twitter: www.twitter.com/brasil_ride
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 3285-5911 

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

23.06.2019

Festival Brasil Ride celebra sucesso da sétima edição em Botucatu

Competição reuniu 4.000 ciclistas e corredores de montanha em quatro dias de prova, com a rede hoteleira da região da Cuesta Paulista lotada no feriado prolongado

22.06.2019

Bruno Lemes e Sofia Subtil são os campeões da sétima edição do Festival Brasil Ride

Em paralelo à categoria Pro, com três dias de provas, foi realizado neste sábado (22) o Warm Up Sport, com os ciclistas Luis Felipe Eleutério (juvenil) e Lilian Pio (máster A2) sendo os mais rápidos no percurso reduzido

21.06.2019

Festival Brasil Ride: Bruno Lemes vence segunda etapa e assume a liderança do Warm Up Pro

No feminino, Sofia Subtil conquista outra vitória e aumenta a liderança na competição. Decisão da Pro será neste sábado (22), com largada às 8h. Logo em seguida, às 10h, será a vez dos atletas da Warm Up Sport competirem em Botucatu (SP)

20.06.2019

Warm Up do Festival Brasil Ride começa com recordes nas elites masculina e feminina

Sidnei Fernandes e Sofia Subtil foram os mais rápidos do prólogo, que abriu a sétima edição da competição de mountain bike, em Botucatu (SP)

Entre em contato