Capa

Em 15 anos de história, Circuito de Corridas CAIXA atinge a marca de 300 mil atletas

Belo visual na etapa de Fortaleza
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Largada em São Paulo
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Abertura da temporada foi em Belo Horizonte
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Alegria dos amadores no Recife
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Etapa de Campo Grande
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Multidão ganha as ruas de Curitiba
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Multidão na orla de Salvador
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Giovani dos Santos fez o melhor tempo do ano em BH
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Paratletas na etapa de Fortaleza
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Joaquim Cruz em Ribeirão Preto
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Vanderlei Cordeiro de Lima falou com crianças em Recife
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Fabiana Murer faz selfia com a garotada após palestra
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Maurren Maggi faz palestra em Brasília
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Rosemar faz palestra em escola
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Campanha Pegada do Bem
(Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Mais tradicional série de provas de rua do Brasil encerra 2018 com saldo de 20 mil corredores e a confirmação das disputas para a temporada 2019

11.12.2018  |  6.118 visualizações

São Paulo (SP) - O Circuito de Corridas CAIXA, mais tradicional série de provas de rua do Brasil, encerra a temporada de aniversário de 15 anos com muitos motivos para comemorar. Em 12 etapas, reuniu cerca de 20 mil atletas e arrecadou mais de 700 pares de tênis para associações assistenciais por meio do projeto Pegada do Bem e, mais importante, seguiu firme em sua missão de fomentar o esporte de alto rendimento e, ao mesmo tempo, valorizar sua importância como ferramenta de saúde, qualidade de vida e inclusão. Criado em 2004, já recebeu 300 mil pessoas em 143 provas por todo o território nacional.

Com êxito alcançado em 15 anos de história, a temporada 2019 está confirmada e o novo calendário será divulgado em breve pela HT Sports, responsável pela organização do evento desde a primeira edição. “O ano de 2018 foi muito produtivo e de fortes emoções com o aniversário de 15 anos de atividades ininterruptas do Circuito CAIXA. Encerramos uma temporada especial com saldo extremamente positivo e só posso agradecer à CAIXA pelo apoio incondicional por todo esse período e aos nossos parceiros Centauro e Indaiá. Já estamos focados em 2019 para continuar levando muito esporte e alegria pelas ruas das principais cidades e capitais do Brasil”, garante Hélio Takai, diretor da HT Sports.

O Circuito CAIXA é um exemplo de democracia esportiva que somente a corrida de rua oferece. Recebe atletas da categoria Elite 10km, que lutam pela vitória. E acolhe milhares de amadores de todos os níveis de condicionamento físico, entre homens e mulheres, na categoria geral, oferecendo percursos de 10km e 5km. Outra opção é a possibilidade de correr em duplas ou simplesmente caminhar. “O evento é uma ferramenta de desafio para os participantes. Alguns fazem dele um instrumento para melhorar a qualidade de vida. Outros, mais experientes, o utilizam para aprimorar suas marcas pessoais. Sem contar a elite nacional e destaques internacionais, que brigam pelos prêmios em dinheiro”, explica Takai.

Inclusão - Em 2018, o Circuito CAIXA passou por Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba, São Paulo, Brasília e Goiânia. Outro fator relevante nesta temporada foi a inclusão. Em 15 anos de história, o evento tem acolhido portadores de diferentes tipos de deficiência. Neste ano, ampliou suas ações ao passar a integrar o calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A parceria agregou quatro provas chanceladas pela entidade: Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Paulo. Vale lembrar que a participação de atletas com necessidades especiais é ampla, porque há aqueles que correm em busca de qualidade de vida ou sem participar do ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O campeão olímpico Joaquim Cruz esteve em Ribeirão Preto como padrinho da etapa e aprovou a iniciativa do Circuito CAIXA. Ele compartilha das expectativas positivas e sonha com voos maiores para o paradesporto nacional nos próximos anos. "Minha experiência no Circuito CAIXA em Ribeirão Preto foi muito positiva. Acredito que, para os próximos anos, o incentivo poderia ser maior, como, por exemplo, sorteio de cadeiras esportivas e até premiação em dinheiro. Tratar de forma igualitária também é uma forma de inclusão", sugeriu o medalha de ouro nos Jogos de Los Angeles/84 e integrante do programa Heróis do Atletismo CAIXA.

Heróis do Atletismo - Além de Joaquim Cruz, o Circuito CAIXA teve como padrinhos outros ex-atletas que levaram o atletismo brasileiro ao topo do esporte mundial. Cada etapa contou com um padrinho que, além de participar da largada e premiação das corridas, ministrou palestras em escolas locais e interagiu com os fãs na entrega dos kits. A lista contou com Lucimar Moura, André Domingues, Rosemar Coelho Neto, Claudio Roberto De Souza, Vanderlei Cordeiro De Lima, Arnaldo De Oliveira, Fabiana Murer e Maurren Maggi. “O interesse dos participantes em interagir com os Heróis do Atletismo CAIXA cresceu muito. E isso é muito bom, porque evita que nomes importantes do atletismo caiam no esquecimento ao mesmo tempo que valorizamos seus grandes feitos, como medalhas em olimpíadas, em mundiais e seus recordes. Além disso, em suas palestras, todos eles reforçam a importância do esporte como instrumento de inclusão social”, completa Takai.

Duelo Brasil x África - Ao longo de 12 etapas, o Circuito CAIXA protagonizou um duelo particular entre brasileiros e africanos pelo lugar mais alto do pódio. Ao final da temporada, um empate, com vitória do Brasil entre os homens e hegemonia das estrangeiras entre as mulheres. Os resultados foram invertidos. Na categoria Elite 10km Masculina, o placar aponta 8 x 4 para os atletas que defenderam a bandeira verde-amarela. Na feminina, também 8 x 4, mas para as quenianas, maioria entre as representantes da África na competição. No quesito melhores marcas, 2 x 0 para os 'brasucas'. Os atletas mais velozes da temporada 2018 foram Giovani dos Santos, com 29min34, e Franciane dos Santos Moura, com 34min24, ambos na etapa de Belo Horizonte, dia 11de maio, na primeira prova do ano.

Pegada do Bem - Criado há seis anos, o projeto Pegada do Bem já arrecadou mais de seis mil pares de tênis. Apenas em 2018, foram mais de 700 em 12 etapas do Circuito CAIXA. Ao longo desse período, a ação recebeu doações de calçados esportivos a fim de incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social. Com isso, reforça ações já existentes e ainda impulsiona a descoberta de novos talentos. Todo material arrecadado foi encaminhado para entidades assistenciais das cidades participantes.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. Todas as etapas contam com supervisão técnica das federações estaduais de atletismo.

Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723

Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
 

Leia também...

09.12.2018

Superação é a marca dos campeões da etapa de Goiânia do Circuito de Corridas CAIXA

Gilberto Silvestre Lopes havia deixado a vitória escapar duas vezes, enquanto Joziane Cardoso da Silva se recuperou de lesão. Com perseverança, atletas nunca desistiram e foram recompensados com a vitória na última prova de 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil

07.12.2018

Circuito CAIXA leva esporte para noite de Goiânia neste sábado (8)

Prova na capital de Goiás marca o encerramento da temporada 2018 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil, que comemora o aniversário de 15 anos. Largada será no Paço Municipal, a partir das 19h

05.12.2018

Medalhista olímpica faz palestra e interage com fãs na etapa de Goiânia do Circuito CAIXA

Bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Pequim/2008, ex-velocista Rosemar Coelho vai participar da mais tradicional série de provas de rua pela terceira vez em 2018. Largada será na noite deste sábado (8), às 19h, no Paço Municipal

03.12.2018

Circuito CAIXA: inscrições pela internet para etapa do Goiânia terminam nesta quarta-feira (5)

Prova que encerra a temporada 2018 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será neste sábado (8), no Paço Municipal, a partir das 19h. Para garantir participação, basta acessar o site oficial do evento

Entre em contato