Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto do IEE, de Ana Moser, volta a Pernambuco e Rio Grande do Sul para formações de professores

Araripina (PE) e Não-Me-Toque (RS) irão receber os profissionais do IEE e cerca de 120 professores e gestores escolares serão capacitados

10.09.2018  |  2.119 visualizações

São Paulo (SP) – O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta aos municípios de Araripina (PE) e Não-Me-Toque (RS), nesta quarta (12) e quinta-feira (13), para a realização de mais um módulo de capacitação. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

No município pernambucano de Araripina, o projeto conta com o patrocínio da Votorantim Energia, por meio de Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, e terá a participação de cerca de 60 profissionais, divididos em dois grupos. O primeiro deles, integrado por 40 professores de educação física do ensino fundamental I e II, irá trabalhar o tema "Variáveis de Intervenção – Sistema PROTEGE". Já a turma 2, que conta com 20 gestores escolares, terá o conteúdo "Escola Ativa – Pilares da Escola Ativa – Métodos Ativos".

"O primeiro encontro foi extremamente produtivo. A partir de dinâmicas, conseguimos envolver professores e gestores escolares nas discussões, conhecendo a realidade e as peculiaridades de cada município. Os dois grupos mostraram-se extremamente disponíveis em trocar experiências e compartilhar os desafios", conta a subcoordenadora pedagógica do IEE Cibelle Borges. Ela e Pedro Gonçalves serão os responsáveis pela formação no município pernambucano. Segundo Cibele, o fato da formação ser realizada em uma das escolas de Araripina possibilita conhecer de perto a realidade local.

"A primeira formação, maravilhosa, contribuiu muito com estratégias e conceitos, para que eu possa passar para minha equipe, principalmente sobre como utilizar espaços disponíveis, que muitas vezes temos e não sabemos como usá-los", relembra a diretora de escola Ana Paula.

Não-Me-Toque – Já no município gaúcho, serão 62 participantes, entre professores, gestores escolares e tutores nesse terceiro encontro de capacitação. Na cidade, o projeto Formação Continuada tem o patrocínio da Bayer Crop Science, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Cada grupo de profissionais irá trabalhar uma temática diferente: os 30 professores da rede pública, "Inclusão"; os 20 gestores escolares, "Brincar Livre e a Escola Ativa", e os 12 tutores do programa de Liderança Juvenil, "Formando Jovens".

"Neste encontro, a expectativa é construir e reconstruir conceitos estereotipados pela sociedade sobre a inclusão das pessoas com deficiência no cenário escolar. Os professores serão provocados a pensar suas práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva. Essa temática visa contribuir para disseminar ainda mais a necessidade de ruptura de barreiras para a efetivação de uma inclusão que se concretize em todos os cenários da escola e garanta os direitos de aprendizagem de todos os alunos com qualidade", explica Natalia Santos, formadora do IEE. Ela e Raquel Clementino serão as responsáveis pela capacitação em Não-Me-Toque.  

A professora Elisabete Pereira, que participou da segunda formação do projeto no município, aprovou as atividades propostas. "A formação clareou a aplicabilidade da ginástica e da dança, respeitando as diferentes etapas dentro das minhas aulas de educação física", contou.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sexto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 12 cidades de cinco estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Araripina (PE)
Datas: Quarta (12) e quinta-feira (13)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Luzanira Ramos (rua Ana Ramos Lacerda, SN – Centro)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Não-Me-Toque (RS)
Datas: Quarta (12) e quinta-feira (13)
Horário: 7h30 às 17h
Local: Escola Nossa Senhora de Lourdes (avenida Brasília, 120 – bairro Industrial)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Bayer Crop Science, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Mentos.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • As capacitações serão na quarta e quinta-feira
    (Divulgação)

  • Não-Me-Toque (RS) terá cerca de 60 participantes na formação
    (Divulgação)

  • Em Araripina também são esperados 60 profissionais
    (Divulgação)

Leia também...

08.04.2024

Metodologia do Esporte Educacional, do IEE, traz benefícios para a saúde mental

O Instituto Esporte e Educação proporciona aos seus alunos, além de conteúdo educativo, a prática regular de esportes, promovendo um dia a dia mais saudável para todos

08.04.2024

Primeira etapa do Circuito IEE de Surf reúne 65 atletas em Maresias

A competição foi realizada no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista e foi organizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Associação de Surf de Mareias (ASM)

08.04.2024

Circuito IEE de Surf incentiva a prática do esporte e a socialização, em Maresias

A primeira etapa de 2024, no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista, contou com 65 surfistas, sendo 53 alunos do Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação

19.03.2024

Escola do IEE inicia atividades em 2024 com dois cursos para estudantes universitários

Aulas, gratuitas, são realizadas na sede do Instituto Esporte e Educação, na capital paulista. O próximo encontro está marcado para os dias 13 e 14 de abril, abordando diferentes temas na área de formação e capacitação, com a metodologia baseada no esporte educacional

Entre em contato