São Paulo (SP) - O calor que tem feito em toda a Europa deu a muitas pessoas a oportunidade de se exercitar ao ar livre, ou trocar um trem pela bicicleta para ir ao trabalho. No entanto, com o exercício, vem o temido efeito colateral, o suor. Manchas na roupa, muita umidade e necessidade de trazer mudas de roupas secas, são apenas alguns fatores que podem prejudicar o trajeto de bicicleta até o trabalho. Mesmo tendo escritórios equipados com chuveiros, há ainda o incômodo de carregar roupa extras.
Estudo científico realizado em uma instalação de testes da Fórmula 1, encomendado pela Shimano, fabricante de componentes de ciclismo, revelou o quão benéficas as bicicletas elétricas podem ser para aqueles que querem pedalar, mas não suar. As e-bikes tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. Elas fornecem uma maneira mais rápida e fácil para as pessoas se locomoverem, sejam novatos em duas rodas ou mais experientes de todos os estilos, interessados em aproveitar o suporte motor.
Um dos primeiros estudos a medir diretamente a diferença na taxa de suor entre uma bicicleta elétrica e uma bicicleta normal, a pesquisa também teve como objetivo investigar os diferentes níveis de esforço experimentados durante uma viagem de bicicleta em uma cidade européia. Seis participantes pedalaram por 30 minutos em um simulador climático a 28ºC, uma vez em uma bicicleta elétrica motorizada Shimano Steps E6100 e outra vez em uma bicicleta comum. Sua freqüência cardíaca, temperatura corpórea central, classificação do esforço percebido (PSE), potência e volume do suor, medidos pelo pré e pós-peso, foram registrados.
Os principais resultados foram:
- Os participantes da e-bike suaram 3,1 vezes (350ml) menos que na bicicleta normal.
- Os participantes da e-bike tiveram uma frequência cardíaca final 63 batimentos abaixo da bicicleta normal.
- Os participantes da bicicleta regular tiveram um aumento de temperatura corporal de 0,9ºC mais do que na e-bike.
Após o teste de e-bike, os participantes mostraram pouco ou nenhum suor em suas roupas, bem como baixo estresse fisiológico. Por outro lado, após o teste de bicicleta regular, os participantes tiveram roupas encharcadas devido a um grande volume de suor e uma alta taxa de esforço.
As principais diferenças entre os participantes no final dos testes de e-bike e bicicletas regulares foram:
- RPE (nível de esforço físico) médio: 1,6 (e-bike) classificada como "leve para fácil" em comparação a 4,1 (bicicleta normal), classificada como "difícil".
- Temperatura média do núcleo: 37,5ºC (e-bike) vs 38,4ºC (bicicleta normal).
Sobre o estudo, Pieter Vincent, da Shimano, comentou: "A pesquisa mostra como as e-bikes são perfeitas para utilização nas cidades. Ao utilizar bicicletas com sistema Shimano Steps E6100, os ciclistas conseguem permanecer mais frescos, calmos e sem suar tanto, além de chegar a seus destinos com mais rapidez e mais renovados do que utilizando outros meios de transporte".
O principal cientista da agência Sports Science, Jack Wilson, afirma: "As principais descobertas deste estudo mostram que usando uma bicicleta eletrônica em vez de uma bicicleta comum, os ciclistas podem completar seu trajeto sem preocupações com o suor e a tensão fisiológica. É justo supor que os benefícios do exercício permanecem e que as e-bikes podem ser uma boa introdução para aqueles que acham que não estão suficientemente em forma para tentar ir de bicicleta para o trabalho".
Pelo estudo é possível concluir que para aqueles que procuram manter sua rotina de trabalho, mas querem evitar os efeitos colaterais de utilizar uma bike e suar demais, as e-bikes são uma forma prática de deslocamento com menor exigência, além de garantir benefícios físicos e mentais pelo exercício e evitar os estresses.
Mais imagens - Para acessar o banco de fotos do Shimano Steps, acesse:https://www.dropbox.com/sh/
Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.
e https://www.facebook.com/
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/
Instagram: www.instagram.com/
Twitter: www.twitter.com/