Capa

CICLISMO

Rubinho Valeriano é vice-campeão da CIMTB, em prova dominada por ciclistas Shimano

Rubinho Valeriano no cross country olímpico
(Bruno Senna / CIMTB)

Pódio XCO na CIMTB
(Divulgação / Moviedrone Competições)

Pódio do short track
(Bruno Senna / CIMTB)

Henrique Avancini em La Bresse
(Michele Mondini / Divulgação)

Avancini no pódio por equipes da Copa do Mundo
(Michele Mondini / Divulgação)

Lucas Borba em Pomedore
(Giovani Almeida / Ladeira Hill)

Além de obter o melhor resultado no cross country olímpico (XCO), Rubinho também foi o melhor colocado do Shimano Sports Team no short track (XCC). Na sub-23, Mario Couto garantiu a vitória no XCO

27.08.2018  |  3.253 visualizações

São Paulo (SP) - Os ciclistas do Shimano Sports Team fizeram bonito na terceira etapa da CIMTB, neste fim de semana, em São Paulo. Na principal disputa, a do cross country olímpico (XCO), oito entre os dez atletas a subirem no pódio eram integrantes de equipes apoiadas pela marca. O principal destaque foi Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing), vice-campeão do XCO, após ter garantido a mesma colocação no short track (XCC), dois dias antes. Em ambas as provas, o vencedor foi Luiz Cocuzzi, atual campeão pan-americano de MTB.

Entre o segundo e o nono lugar, todos representantes da Shimano. Além de Rubinho, estiveram no top 5 Guilherme Muller (Sense Factory Racing), José Gabriel Marques (Team Groove XCO) e Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing). Sexto colocado na super elite, Mario Couto (Sense Factory Racing) garantiu o título da sub-23. Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) foi o sétimo, enquanto Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano/Giro 29) e Kennedi Lago (Squadra Oggi) completaram na oitava e nona colocações, respectivamente. Pedro Hillo completou o pódio do XCO.

Após um início equilibrado, Cocuzzi confirmou o favoritismo e conseguiu abrir uma pequena vantagem no final, terminando a corrida apenas 20 segundos à frente de Rubinho. "O XCO é assim mesmo, cada hora um está na frente, acontecem acidentes, é muito disputado. Tentei passar na frente do Cocuzzi, conseguia igualar com ele nas partes técnicas, mas ele abriu vantagem nas subidas. Foi uma corrida de estratégia e meu equipamento fez toda a diferença. Dividimos a liderança até a penúltima volta, por isso estou muito feliz com meu resultado e desempenho”, comentou Rubinho, que tem sua bike equipada com o grupo XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

Demais resultados do XCO - Com a 15ª colocação na super elite masculina, Edson Rezende (Caloi Avancini Team) garantiu a quarta posição na sub-23. Seus companheiros de equipe, Wolfgang Olsen e Pedro Lage, concluíram a disputa em 23º e 28º lugares, respectivamente. Representante do Shimano Sports Team na sub-35, Luiz Eduardo Ferreira (Squadra Oggi) ficou em terceiro em sua categoria. 

Short track - O short track abriu a etapa de São Paulo na CIMTB. Além da vitória de Cocuzzi e do vice de Rubinho, estiveram no pódio outros dois ciclistas Shimano: Guilherme Muller, em terceiro lugar, e Lukas Kauffman, em quarto. Pedro Hillo completou o top 5. "Sabia que o XCC seria muito disputado e a experiência contaria muito nessa prova, que é bastante rápida. Você tem que se conhecer bem pra aguentar. Ataquei na metade para sentir como estava, me senti bem para conseguir a vitória, porém o Cocuzzi atacou em seguida, na subida. A partir daí, usei mais a técnica e cheguei a encostar nele. Arrisquei e fiquei muito contente com o segundo lugar", disse Rubinho.

UCI MTB World Cup - Número 2 do mundo no ranking de cross country (XC), o fluminense Henrique Avancini concluiu neste domingo (26) sua participação na Copa do Mundo UCI de MTB nesta temporada. Após garantir mais um pódio na competição, com o terceiro lugar no short track, Avancini foi o 17º no cross country olímpico. Com a soma dos dois resultados, o ciclista garantiu o top 5 na classificação geral da Copa do Mundo, com 1.213 pontos, na quarta  colocação. Sua equipe, a Cannondale Factory Racing, foi a campeã do evento após sete etapas. 

Meeting Vale Europeu de DH - Um dos principais nomes do downhill (DH) brasileiro na atualidade, o catarinense Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis) garantiu mais uma vitória na temporada. Luquinha - como é conhecido - venceu o Meeting Vale Europeu de DH, realizado em Pomerode (SC). Com o resultado, somou pontos importante nos rankings brasileiro e catarinense da modalidade.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209

E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

18.04.2024

Shimano oferece test-ride durante etapa de Araxá da Copa do Mundo de Mountain Bike

Público poderá pedalar em diferentes modelos, inclusive elétricos, na WHOOP UCI Mountain Bike World Series, circuito mundial da modalidade, começa nesta quinta-feira (18)

03.04.2024

Shimano apresenta novidades para o mercado nacional de bicicletas

O Shimano ESSA é um novo sistema de transmissão de 8 velocidades a um preço acessível; enquanto o CUES SHORT REACH (curto alcance) traz design ergonômico

01.04.2024

SHIMANO apresenta novidades para o mercado nacional de bicicletas

O SHIMANO ESSA é um novo sistema de transmissão (drivetrain) de 8 velocidades a um preço acessível, enquanto o CUES SHORT REACH traz design ergonômico otimizado para bikers com mãos pequenas

01.04.2024

Apoio da Shimano movimenta o universo da bike no final de semana da Páscoa

Atletas de equipes apoiadas pela marca japonesa dominaram a etapa de Itabirito da Internacional Chaoyang Estrada Real, enquanto a criançada da periferia carioca se divertia com balance bikes e chocolate

Entre em contato