São Paulo (SP) - A cidade de São Vendelino, no Rio Grande do Sul, é sede do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Downhill (DH) de 2018 neste fim de semana. A competição conta com a presença dos melhores pilotos de DH do Brasil. Entre eles está o catarinense Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis), o Luquinha, ciclista que vai em busca do título inédito na carreira na categoria elite.
"O Campeonato Brasileiro é sempre muito disputado. Todos os atletas se preparam para esta que é a competição mais importante do downhill nacional. Por isso, os melhores pilotos do Brasil estarão aqui no Rio Grande do Sul em busca da medalha de ouro. Os gaúchos vão andar muito forte e, mesmo assim, teremos outros ciclistas de fora do estado que estão despontando no cenário do esporte. Ou seja, será uma disputa duríssima e acirrada", conta Luquinha.
Lucas Borba vem de participações de destaque nas últimas duas edições do campeonato nacional. Em 2016, subiu ao pódio na terceira colocação na disputa realizada em Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). No ano seguinte, foi o vice-campeão em Simão Pereira (MG). "Já fui campeão brasileiro na júnior. Nos últimos dois anos conquistei o bronze e a prata na elite. Falta ainda esta medalha de ouro. Por isso chego bem animado para esta edição", relembra o ciclista.
A programação para os atletas da elite tem início na tarde desta sexta-feira (27), com a primeira sessão de treinos oficias entre 16h e 17h. Na manhã do sábado (28), os pilotos da principal categoria voltam a treinar entre 10h30 e 11h, enquanto o qualificatório começa logo em seguida, ao meio dia. No domingo (29), as tomadas de tempo decisivas iniciam-se outra vez às 12h, para que os campeões da elite em 2018 sejam conhecidos.
"São Vendelino tem uma pista bacana, bem difícil de ser superada. O circuito está bastante molhado em decorrência das chuvas nos últimos dias, o que eleva demais o grau técnico da prova. Tem muita lama no trajeto, e isso faz com que o traçado fique detonado. Mesmo assim, está bem legal para competir no downhill. O ideal é que continuasse chovendo, para que a lama fique favorável para a prática do esporte" avalia Luquinha, ciclista que conta com o grupo Shimano Saint para a prática do DH.
Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.
Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.
Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook
e https://www.facebook.com/Shi
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDL
Instagram: www.instagram.com/z
Twitter: www.twitter.com/ZDLco