Capa

CICLISMO

Parceria da Blue Cycle Distribuidora (BCD) fortalece a marca Shimano em 2018

Rogerio Tancredi e Juliano Xavier
(Divulgação / Shimano)

Tancredi e Xavier em roda de coletiva de imprensa
(Divulgação / Shimano)

Juliano Xavier
(Divulgação)

Rogerio Tancredi
(Rodrigo Philipps / Shimano)

Participantes acompanham a Convenção de Vendas
(Divulgação / Shimano)

Convenção de Vendas da BCD
(Divulgação / Shimano)

Bikefitting.com
(Divulgação / Shimano)

Brou Bruto durante palestra motivacional
(Divulgação / Shimano)

Funcionários da BCD juntos de Brou Bruto
(Divulgação / Shimano)

Brou Bruto em papo com a imprensa
(Divulgação / Shimano)

Brou Bruto
(Divulgação / Shimano)

Com exclusividade na distribuição de produtos da Shimano no Brasil, empresa que é fruto de uma joint venture, amplia sua atuação ao assumir o Suporte Neutro da Shimano, o treinamento técnico, além de patrocinar vários eventos com a marca japonesa no país

06.03.2018  |  4.228 visualizações

São Paulo (SP) – A Blue Cycle Distribuidora (BCD) é fruto de uma joint venture formada por Shimano Inc, RR Participações (dos acionistas da LM Bike) e Douek Participações (dos acionistas da Isapa) e atua desde fevereiro de 2016 no mercado nacional. Nasceu há cerca de dois anos com a missão de fomentar o mercado de bicicletas, oferecendo produtos de qualidade superior e criando melhores oportunidades de negócios para os lojistas trabalharem com os produtos da empresa. Ao assumir o Suporte Neutro Shimano, o treinamento técnico, além de patrocinar vários eventos com a marca Shimano, a BCD avança nessa proposta, valorizando e fortalecendo ainda mais a marca japonesa no mercado brasileiro.

"Há dois anos a BCD começou sua operação assumindo a distribuição do Brasil inteiro. Estabelecemos um escritório de operações em São Paulo, próximo à Avenida Paulista, onde concentramos parte do nosso pessoal de administração, marketing e vendas. Construímos um Centro de Distribuição de cerca de 5.000m2 totalmente novo, erguido do zero, estrategicamente localizado na cidade de Itajaí (SP) e equipado com tecnologia de ponta, tudo para melhorar nossa logística e agilizar nossas entregas. Além disso, temos uma força de vendas composta de 70 profissionais", contou Juliano Xavier, diretor geral da empresa.

Assim, a Shimano reorganizou seu canal de distribuição e concentrou tudo na Blue Cycle. "Este é um movimento mundial que a marca tem feito, não é exclusividade do Brasil. Já aconteceu em vários países do mundo e vem acontecendo em outros lugares", avaliou Juliano Xavier. "Isso permite à Shimano fazer esforços maiores de marketing, capacitar e concentrar mais sua equipe de vendas, porque a concorrência é muito grande e o mercado tem se especializado cada vez mais", complementou Juliano.  

Ter uma equipe dedicada unicamente à Shimano e suas marcas parceiras é extremamente importante. "Esse é o nosso principal objetivo. Queremos ter vendas mais qualificadas e também fomentar o mercado. A Shimano é, talvez, a principal marca deste segmento no mundo e temos um desafio muito grande, de promover o ciclismo e a responsabilidade de entregar sempre mais e continuar fomentando a nossa base consumidora, que são os ciclistas", concluiu o diretor da BCD.

Convenção de vendas - O município paulista de Itupeva, localizado a 60 km de São Paulo, recebeu nos três primeiros dias deste mês de março a Convenção de Vendas da Blue Cycle Distribuidora. Durante o período, cerca de 80 profissionais estiveram reunidos no evento, entre eles vendedores externos e internos, supervisores e gerentes da empresa.

Na tarde de quinta-feira (2) e na manhã de sexta-feira (3), um grupo de jornalistas de diferentes veículos impressos, online e de televisão, acompanhou alguns dos momentos do evento. O auge foi uma palestra motivacional do ciclista o Thiago Drews Elias, mais conhecido como Brou Bruto, na noite do primeiro dia. Brou contou um pouco da sua experiência de vida no esporte e contagiou todos os participantes da convenção com sua simpatia e carisma.

No segundo dia de convenção, houve um bate-papo entre o diretor geral da Blue Cycle Distribuidora, Juliano Xavier, o gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America, Rogerio Tancredi a imprensa. Ambos os dirigentes falaram de temas diversos relativo ao mercado do ciclismo nacional e da integração da BCD, que irá fortalecer a marca Shimano.

Preocupação com a experiência do consumidor -  Com os novos padrões de consumo e venda de produtos, não só na área do ciclismo, mas no mercado em geral, a Shimano tem como foco garantir que os consumidores tenham uma boa experiência quando estiverem usando as marcas da multinacional. "A venda, por si só, não é como antigamente. Temos que mostrar ao consumidor, que hoje é muito mais exigente, que existe algo a mais no produto para que ele o adquira. Teremos uma série de eventos para isso e o Shimano Fest é um deles, além de outros com a presença do Suporte Neutro", destacou Rogerio Tancredi, gerente da Shimano Latin America. 

É a partir dessa parceria, que todos os eventos de competição organizados por terceiros em que a Shimano estiver presente este ano, serão geridos diretamente pela Blue Cycle. "Temos um time bem legal para tocar estes eventos, com o apoio total da Shimano Latin America. Fechamos parcerias antigas e temos novidades bem legais, como a Descida das Escadas de Santos - evento disputado no domingo (4), no litoral paulista -, sendo a Shimano patrocinadora pela primeira vez. Seguimos também na Brasil Ride e no Ironman, com uma exposição ainda maior, com um calendário de provas extenso", explicou o diretor geral da BCD, Juliano Xavier.

O diretor da BCD também falou da importância da parte técnica. "Seguiremos trabalhando forte na questão de treinamentos, com objetivo de treinar mais de 2.000 mecânicos do Brasil, com o Seminário Técnico. Nas provas, teremos o Suporte Neutro Shimano, a fim de deixar os atletas engajados com a marca. Serão 50 eventos em que o ciclista, independente dos componentes que usa, terá o apoio da Shimano, o que é extremamente importante para a empresa e para a confiança dos esportistas. Não cobramos nada pelo serviço, é simplesmente um ato para ele conseguir competir e alcançar seu objetivo de concluir a prova", enfatizou Xavier.

Em 2017, a Shimano esteve presente em 44 provas, assim, registra um aumento de pouco mais de 10% de competições apoiadas ou patrocinadas pela marca neste ano. "Tínhamos um plano de crescer nossos investimentos em marketing e eventos e o ano de 2018, especificamente, é um marco. De fato a BCD vai sair a campo, fazendo a gestão de marca da Shimano, que sempre teve um trabalho muito legal desde a criação da Shimano Latin America, em 2007, e agora essa é uma responsabilidade nossa. A integração é completa", contou Juliano Xavier.

No último ano a marca não esteve apenas próxima dos competidores de diferentes níveis, mas também daqueles que estão iniciando seu contato com a bicicleta. "É, por exemplo, o caso de ações que tivemos em São Paulo em 2017, nos parques municipais e na ciclovia do Rio Pinheiros. Com bike elétrica, vamos começar um demo tour. Também apresentaremos as outras marcas, como a Lazer e a Bikefitting, explicando para que se deve fazer o fit da bike. Não só os profissionais devem fazer, como todos que pedalam", finalizou Rogerio Tancredi.

Otimismo para 2018 - As projeções de crescimento do mercado deixam o diretor geral da BCD confiante para os desafios que vêm pela frente. "Este ano a economia do Brasil parece que de fato vai sair da recessão, o que começou a acontecer em 2017, devendo crescer em 2018, o que nos deixa confiantes. E a perspectiva é boa já que começamos bem a temporada com a nossa Convenção de Vendas, com uma equipe bem grande onde todos estão animados. O mercado brasileiro é bastante importante, temos 200 milhões de habitantes em um País continental com uma base consumidora enorme", definiu Juliano Xavier.

Sobre a Shimano - Empresa lí­der de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Sobre a Blue Cycle - A Blue Cycle Distribuidora (BCD) é fruto de uma joint venture formada por Shimano Inc, RR Participações (dos acionistas da LM Bike) e Douek Participações (dos acionistas da Isapa) e atua desde fevereiro de 2016 no mercado nacional. Nasceu com a missão de fomentar o mercado de bicicletas, oferecendo produtos de qualidade superior e criando oportunidade para que os lojistas estejam satisfeitos em trabalhar com as linhas oferecidas pela Shimano.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

18.04.2024

Shimano oferece test-ride durante etapa de Araxá da Copa do Mundo de Mountain Bike

Público poderá pedalar em diferentes modelos, inclusive elétricos, na WHOOP UCI Mountain Bike World Series, circuito mundial da modalidade, começa nesta quinta-feira (18)

03.04.2024

Shimano apresenta novidades para o mercado nacional de bicicletas

O Shimano ESSA é um novo sistema de transmissão de 8 velocidades a um preço acessível; enquanto o CUES SHORT REACH (curto alcance) traz design ergonômico

01.04.2024

SHIMANO apresenta novidades para o mercado nacional de bicicletas

O SHIMANO ESSA é um novo sistema de transmissão (drivetrain) de 8 velocidades a um preço acessível, enquanto o CUES SHORT REACH traz design ergonômico otimizado para bikers com mãos pequenas

01.04.2024

Apoio da Shimano movimenta o universo da bike no final de semana da Páscoa

Atletas de equipes apoiadas pela marca japonesa dominaram a etapa de Itabirito da Internacional Chaoyang Estrada Real, enquanto a criançada da periferia carioca se divertia com balance bikes e chocolate

Entre em contato