Capa

Shimano CICLISMO

Top 5 mundial Henrique Avancini, da equipe Cannondale Factory Racing XC, agora é atleta Shimano

No ciclismo de estrada, equipe Quick-Step Floors Cycling estará equipada com guidões e mesas da marca PRO, Powers Your Performance

12.01.2018  |  1.282 visualizações

São Paulo (SP) - Pela primeira vez na história do ciclismo, a equipe Cannondale Factory Racing (CFR) terá a parceria da Shimano. Essa mudança colocará o time de atletas de elite do cross country olímpico (XCO), com destaque para o brasileiro Henrique Avancini, top 5 na última atualização do ranking mundial de mountain bike, o francês Maxime Marrotte (3º do mundo), os alemães Manuel Fumic (8º), e Helen Grobert (32ª), para pedalarem com a mais avançada tecnologia de componentes de corrida da marca japonesa.

"Particularmente estou muito feliz com esta alteração na Cannondale Factory Racing XC Team, pela qualidade dos produtos da Shimano em si, em termos esportivos. Fiquei ainda mais contente quando soube da possibilidade, porque, sendo sincero, a mudança para Shimano pesou demais para a minha continuidade na equipe, principalmente por tudo o que a marca faz pela bicicleta no Brasil e a força que tem na indústria da bicicleta em nosso País", destaca Henrique Avancini.

"Tudo fazia sentido e isso era a peça que faltava para eu fazer ainda mais coisas pelo esporte e pela bike como um todo. Abre novas possibilidades, de fazer novos trabalhos com a marca, e estou muito motivado", conta Avancini. "A equipe está tendo relacionamento muito próximo com a Shimano internacionalmente e isso será bastante interessante para mim a longo prazo, em poder conhecer melhor o desenvolvimento de produtos. Vamos ter novidades em breve e estou bastante feliz com o que eu tenho visto até o momento. A Shimano vai seguir ditando o rumo de todo o mercado e me alegra muito fazer parte disso", finaliza o ciclista de Petrópolis (RJ).  

A partir da temporada de 2018, as bikes da equipe de MTB, as hardtails Cannondale F-Si e as full suspension Scalpel-Si, estarão equipadas com os sistemas de transmissão XTR da Shimano, incluindo os pedivelas XTR Hollowtech II Race, construídos com braços de alumínio ultraleve ocos e anodizados, forjados à frio e com coroas de titânio. 

O pedivela será complementado por correntes HG-901 SIL-TEC revestidas e câmbios traseiros equipados com o sistema Shimano Shadow RD+, que possui um mecanismo de embreagem para reduzir a possibilidade de queda da corrente e conta ainda com um posicionamento específico sob a cassete, que reduz o risco de danos causados por obstáculos na trilha. Enquanto isso, a frenagem será realizada com poderosas alavancas hidráulicas XTR M9000 Race e calipers XTR M9000 Race. 

O gerente da equipe, Daniel Hespeler, aponta que a mudança para Shimano era um grande objetivo dele, no qual levou em consideração o período de qualificação olímpica, que vai de maio de 2018 a maio de 2020. "Nós construímos um fantástico e talentoso esquadrão de ciclistas de cross country, agressivos, de mente aberta e que estão entre os melhores do mundo", enaltece Daniel Hespeler. 

"Estabelecemos a estrutura da equipe para o melhor desempenho no próximo ciclo olímpico e fizemos também algumas mudanças fundamentais em relação ao formato de operações da equipe. Assinar com Shimano foi a parte que faltava no quebra-cabeça e, desde os atletas até nossa equipe mecânica, estamos bastante empolgados em trabalhar com os componentes do grupo XTR e com a Shimano, desde já até 2020", complementa Hespeler.

A Cannondale Factory Racing competirá na Copa do Mundo de XCO da UCI, que começa com a etapa de abertura na cidade de Stellenbosch, na África do Sul, em 10 de março, e também está se concentrando em ganhar o ABSA Cape Epic, principal ultramaratona de mountain bike do mundo, com início pouco mais de uma semana depois, no dia 18.

Quick-Step Floors equipada com PRO - A equipe Quick-Step Floors Cycling, que tem uma lista de estrelas multinacional incluindo o ex-campeão do Mundo, o francês Phillipe Gilbert, top 10 do ranking mundial, Fernando Gaviria (27º), da Colômbia, Julian Alaphilippe (29º), da França, Bob Jungels (69º), de Luxemburgo, e Zdenek Stybar (70º), da República Tcheca, estará armada para as vitórias nesta temporada, com os guidões e as mesas PRO Vibe, dando mais qualidade aos quadros de suas bikes Specialized Venge, Tarmac e Roubaix.

Como o nome indica, os componentes PRO são inspirados pelas performances dos ciclistas de nível mais alto. Oferece assim, desempenho ultra-high para a equipe de ciclismo Quick-Step Floors, para que eles possam pedalar nas condições mais adversas com total confiança, tendo a garantia de máximo desempenho aerodinâmico e estilo ultra-clean das bikes.

Os guidões e as mesas PRO Vibe são projetados tendo em mente os componentes da linha Di2, para oferecer uma integração aerodinâmica completa. As portas de cabos são especialmente posicionadas e permitem que tanto o Di2 ou os cabos de mudança mecânica e cabos de freio hidráulicos ou regulares, sejam escondidos através dos tubos dos guidões e mesas. 

Além disso, ao invés de situar-se sob a mesa, a caixa de junção do Di2 pode ficar discretamente ao final do guidão, permitindo aos ciclistas fazerem seus ajustes e mudanças nas preferências durante a pedalada. Finalmente, a tampa de topo integrada da mesa PRO Vibe e os parafusos invertidos no frontcap reduzem a turbulência do ar ainda mais para auxiliar na busca da velocidade.

Além da aerodinâmica, os guidões de carbono PRO Vibe também possuem fibras Innegra, para fortalecer as áreas mais vulneráveis do guidão sem comprometer o peso, de modo que, em caso de choque, o guidão vai reter sua estrutura básica para minimizar o impacto da batida.

Os ciclistas da Quick-Step Floors Cycling Team terão à disposição guidões de 40, 42 ou 44cm do PRO Vibe anatômicos ou compactos pesando entre 220 e 230g. A mesa PRO Vibe vai de 80 a 140mm nos ângulos -10 ° ou -17 ° e conta com 125 g de peso. A equipe tem início da sua temporada no Santos Tour Down Under, na Austrália, no dia 16 de janeiro.

Sobre a Shimano - Empresa lí­der de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Henrique Avancini
    (Michele Mondini / Divulgação)

  • Avancini em ação
    (Michele Mondini / Divulgação)

  • Brasileiro pedala ao lado de seu companheiro Manuel Fumic
    (Michele Mondini / Divulgação)

  • Bike Cannondale equipada com grupo o XTR
    (Michele Mondini / Divulgação)

  • Equipe Quick-Step Floors Cycling
    (Divulgação)

  • Equipe usará guidões e mesas PRO Vibe
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato