Capa

Após Debate, Pedal das Capivaras tem passeio pela despoluição do Rio Pinheiros, neste sábado (9)

Participantes do debate com Sarah Shimada e João Magalhães
(Divulgação/Shimano)

Eduardo Rocha, do EMAE, abre o debate
(Divulgação/Shimano)

Público acompanha apresentação de Edu Gasperini
(Divulgação/Shimano)

Pedal das Capivaras lota a Ciclovia do Rio Pinheiros
(Divulgação / Shimano)

Pedalada terá ponto de encontro no Mit Point, no Shopping JK Iguatemi, às 16h, e início logo em seguida, às 17h

08.12.2017  |  1.462 visualizações

São Paulo (SP) - Após a conclusão com êxito da primeira parte das ações pela despoluição do Rio Pinheiros, com o Debate realizado na manhã de quinta-feira (7), no auditório Coworking, em São Paulo, o evento terá sua continuidade neste sábado (9), com o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta na Ciclovia do Rio Pinheiros. O ponto de encontro será o Mit Point, dentro do Shopping JK Iguatemi, a partir das 16h, enquanto a pedalada terá início logo em seguida, às 17h.

"Foi um debate muito proveitoso com pessoas interessadas e envolvidas no tema da despoluição do Rio Pinheiros, com ideias ricas e opiniões construtivas a respeito da questão. Mas o grande mérito desse debate foi promover o networking entre estas pessoas, ONGs, empresas e associações. Agora, vamos para o segundo passo, que é o passeio no fim da tarde do sábado. É a parte lúdica pedalando na Ciclovia em prol desta causa", conta João Magalhães, da comunicação da Shimano Latin America.

Entre os convidados para debater o tema do Pedal das Capivaras, estiveram reunidos no auditório Coworking representantes da sociedade civil e de órgãos do governo, com experiência e conhecimento em diversas áreas. Todos eles trouxeram em seus discursos a importância de colocar em pauta a necessidade de despoluir o Rio nos holofotes da mídia e do poder público.

O projeto #VoltaPinheiros encabeçou a lista de confirmações do debate, representado pelo publicitário Marcelo Reis. Ao lado de outros cinco integrantes da equipe, Carolina Younis, Bruno Andrade, Andreza Aguiar, Pedro Utzeri e André Curi, o #VoltaPinheiros nasceu pela falta de cobrança aos setores públicos por parte da sociedade para solucionar o tema, ao sentirem que é chegado o momento de pressionar as entidades responsáveis pela questão. A iniciativa inclusive conta com um abaixo assinado: https://www.change.org/p/vamos-resgatar-o-rio-pinheiros-sp-voltapinheiros.

Estiveram ainda no debate do Pedal das Capivaras, pessoas ligadas ao poder público, tais quais o vereador de São Paulo, José Police Neto, o diretor do EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Eduardo Rocha, e o diretor do Parque do Ibirapuera, Heraldo Guiaro. A representante do terceiro setor foi Filó, da ONG Pedal Sustentável, ao lado de seu sócio, José Carlos Armelin, enquanto a cicloativista Roberta Godinho expôs o ponto de vista de quem utiliza a Ciclovia às margens do Rio diariamente. Na área da comunicação, mais dois representantes com conhecimento para abordar o tema, a fotógrafa Marina Klink e Edu Gasperini, apresentador do programa Vamos Pedalar - TV Cultura.

Por fim, completaram o time do debate duas pessoas que podem ajudar na prática o sonho de ver o Rio Pinheiros um dia despoluído, Fran Junqueira, advogado e sócio da Biotecnicontrol, uma empresa do grupo Multieficiencia, com larga experiência na despoluição de rios; e Pedro Oliva, renomado atleta de caiaque, embaixador da Thule e organizador do Projeto Cachoeiras, que percorreu os mais de 1.100 km do Rio Paraíba do Sul, da nascente até sua foz, coletando dados de pesquisa e realizando ações ambientais.

Ciclovia do Rio Pinheiros - Principal opção para a prática do ciclismo na capital, a ciclovia foi fundada em fevereiro de 2010 e é administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com uma média mensal de 35 mil ciclistas usuários do espaço atualmente, ultrapassou em 2017 a marca de 3 milhões de usuários no total nestes quase oito anos de funcionamento. O percurso margeia o Rio Pinheiros e tem, hoje, extensão de 21,2 km, o que faz dela a mais longa de São Paulo, ou seja, ideal para treinamentos. Infelizmente a Ciclovia tem boa parte de seu trajeto interditada em razão de obras que não tem previsão de término.

Serviço:
Pedal das Capivaras
Data: sábado - dia 9
Horário: 17 horas (concentração às 16 horas)
Local: Ciclovia do Rio Pinheiros
Ponto de encontro: Mit Point - Shopping JK Iguatemi
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699



Leia também...

10.12.2018

Pedal das Capivaras conscientiza jovens da Zona Sul de SP sobre impactos da poluição nos rios e mar

Sétima edição do evento foi realizada neste domingo (9) no Clube da Comunidade (CDC) Arena Radical, em São Paulo, e teve como principais parceiros os projetos Seu Lixo Meu e o Legado das Águas

07.12.2018

Pedal das Capivaras: São Paulo tem ação social e ambiental em prol da despoluição do Rio Pinheiros

Sétima edição do evento será realizada na manhã deste domingo (9), com foco neste ano em conscientizar jovens da comunidade do Coliseu, localizada no bairro da Vila Olímpia, além de toda a sociedade, sobre a importância de se despoluir um dos principais rios da cidade

05.12.2018

Bicicleta é ferramenta pela despoluição do Rio Pinheiros no Pedal das Capivaras

Evento será realizado com palestras e atividades educativas e ambientais na manhã deste domingo (9), no Clube da Comunidade (CDC) Arena Radical, na Vila Olímpia, a partir das 9h

28.11.2018

Pedal das Capivaras: a bicicleta chama atenção para a despoluição do Rio Pinheiros

Sétima edição da ação social e ambiental será realizada no dia 9 de dezembro, no Clube da Comunidade (CDC) Arena Radical, na Vila Olímpia, em São Paulo

Entre em contato