Capa

Shimano CICLISMO

Pedal das Capivaras tem debate pela despoluição do Rio Pinheiros em dezembro, em São Paulo

Será a sexta edição das ações de conscientização promovidas pela Shimano. Debate está marcado para quinta-feira, dia 7/12, e o pedal no sábado, dia 9/12

08.11.2017  |  345 visualizações

São Paulo (SP) - A capital paulista receberá no começo de dezembro a sexta edição do Pedal das Capivaras, passeio ciclístico realizado pela Shimano, que tem como foco principal alertar a população e os governantes para a importância da despoluição do Rio Pinheiros. O evento repetirá o formato da última edição, realizada em dezembro de 2015, sendo iniciado em um debate com formadores de opinião na manhã de quinta-feira (7), em um local aberto ao público, e o pedal no fim de tarde de sábado (9), com a participação de cerca de 50 convidados.

"Repetiremos a fórmula de sucesso da última edição, ao realizar um debate prévio, com formadores de opinião, empresas e pessoas chave na ampliação da discussão sobre o Rio Pinheiros, além do passeio ciclístico em si, no fim de semana. O debate, realizado antes do passeio de bike, será aberto ao público para envolver mais pessoas nesse tema", destaca João Magalhães, coordenador de comunicação da Shimano.

Enquanto o debate será na quinta-feira, a partir das 10h, em local ainda a ser definido pela organização, o passeio está marcado para o sábado à tarde, na Ciclovia do Rio Pinheiros. A Ciclovia, local que se transformou em opção para a prática do ciclismo, foi fundada em 2010 e é administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com uma média mensal de 35 mil ciclistas usuários do espaço, atualmente. O percurso margeia o Rio Pinheiros e tem, hoje, extensão de 21,2 km, o que faz dela a mais longa de São Paulo, ou seja, ideal para treinamentos.

"O objetivo do Pedal das Capivaras é despertar nas pessoas a consciência para reivindicar o espaço público e melhor qualidade de vida. Só assim, transformaremos a nossa realidade urbana", define João Magalhães. "A Ciclovia às margens do Rio trouxe as pessoas de volta ao seu convívio. Os ciclistas foram os primeiros a redescobrirem o Pinheiros e agora queremos ele de volta, limpo e despoluído, para nossa cidade, para nosso convívio e futuro dos nossos filhos", completa.

História do Pedal das Capivaras - Em abril de 2011, a Shimano realizou a primeira edição do Pedal das Capivaras, evento que marcou o início das comemorações dos 90 anos da empresa japonesa. Na ocasião, cerca de 250 pessoas participaram do evento e a verba arrecadada com as inscrições foi doada para o Lar Orfanato Nossa Senhora Aparecida, que trabalha com o incentivo dos jovens ao ciclismo. Já na edição do ano seguinte, realizada em junho, parte do dinheiro arrecadado foi doado para projetos do Bike Park Cancioneiro, sede do evento naquela edição, local que conta com aulas gratuitas de BMX para crianças e adolescentes da rede pública.

Na terceira edição, em novembro de 2013, o tema mobilidade urbana foi adicionado ao Pedal das Capivaras, ao lado da questão da despoluição do Rio Pinheiros. Com as 300 inscrições esgotadas, o evento reuniu ciclistas que pedalaram por 20 km na ciclovia do Pinheiros e foi o último passeio no local, antes das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, que interditam parte do percurso. Os ciclistas se concentraram no Shopping SP Market, parceiro do evento à época.

Na quarta edição, em outubro de 2014, o Pedal teve uma ação conjunta, representada pela hashtag #VivaRioPinheiros, com a intervenção do artista plástico Eduardo Srur, "As margens do Rio Pinheiros"; a ocupação "Galeria Rio Pinheiros", do Coletivo CafeNaRua, outra vez com apoio do Shopping SP Market. E, dois anos atrás, no 5º Pedal das Capivaras, cerca de 50 convidados partiram do Bike Park Cancioneiro para um percurso de aproximadamente 20 km na ciclovia, com participação de um biólogo acompanhando o grupo e dando informações por rádio para todos os participantes sobre a situação atual do Rio. Considerado um sucesso pelos organizadores, o evento contou com apoio da Caloi, GT, Cannondale e Ambiens Soluções Ambientais (www.ambiens.com.br).

Sobre a Shimano - Empresa lí­der de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Ciclista observa as capivaras no Pedal
    (Rodrigo Acedo / Fotoarena)

  • Fila de ciclistas no Pedal Capivaras 2013
    (Flavio Doin / Shopping SP Market)

  • 4º Pedal das Capivaras
    (JB Carvalho / Shimano)

  • Participantes do Pedal Capivaras em 2015
    (JB Carvalho / Shimano)

  • Debte realizado na 5ª edição
    (JB Carvalho / Shimano)

Leia também...

Entre em contato