Capa

IEE TERCEIROSETOR

Professores do Guarujá (SP) são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE, de Ana Moser

Serão dois dias de capacitações, com a presença de 100 profissionais, na terça (29) e quarta-feira (30)

28.08.2017  |  413 visualizações

São Paulo (SP) – O projeto Formação Continuada de Professores, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta ao Guarujá (SP), contando com o patrocínio da Dow Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal. Na terça (29) e quarta-feira (30), a partir das 8h, será realizado o terceiro módulo de capacitação do ano no município. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

No primeiro dia de formação, das 8h às 12h, na E.M. Aparecida Sinópole, 20 profissionais, entre professores e gestores, produzirão a primeira etapa do plano de ação voltado aos pilares da Escola Ativa, que são “Educação Física de Qualidade”, “Contextualizando o Movimento” e “Cultura de Movimento”. Na parte da tarde, das 13h às 17h, os formadores do IEE realizarão a visita técnica na Escola Afonso Nunes para monitorar as ações do grupo Escola Ativa.

Já no dia seguinte, das 8h às 12h, no CAEC Dante Sinópoli, no bairro Vila Áurea, serão capacitados 80 professores de educação física e dos Centros de Atendimento Educacional e Comunitário (CAECs). Eles terão a oportunidade de apresentar jogos esportivos construídos a partir dos princípios educacionais e ainda aprender mais sobre as variações pedagógicas, chamada P.R.O.T.E.G.E. “Esse recurso contribuirá para as intervenções dos jogos para serem cada vez mais efetivos aos objetivos traçados pelos professores”, comenta Igor Ambrust, subcoordenador do IEE. Ele e Raquel Clementino serão os responsáveis pela formação no Guarujá.

Estou achando muito interessante a forma como essa formação está sendo apresentada. Nos incentiva a participar, criar e refletir sobre como estamos agindo no nosso modo de educar. Trabalhamos nossas dificuldades vivenciando as atividades”, comenta a professora de educação física Cíntia Maria Silva Freitas.

A orientadora de ensino Simone Vicente da Costa concorda com Cíntia sobre a contribuição da capacitação do IEE para os participantes. “Me sinto honrada em participar da formação sobre Escola Ativa. Percebo que, nos dias de hoje, o professor não pode ser mais aquele que ficava apenas explicando a matéria na lousa, sentado atrás da mesa corrigindo cadernos. Vejo que é preciso estar atento às novas maneiras de ensinar”, avalia.

O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar mil professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Guarujá (SP)
Datas: Terça (29) e quarta-feira (30)
Horário: 8h às 17h
Locais: 29/8 - Escola Municipal Aparecida Sinópole (Praça B, nº 23 – Sítio Paecará - Guarujá)
30/8 - CAEC Dante Sinópoli  - Centro de atividades educacionais e comunidade (CAEC) – Capitão Dante Sinopoli (alameda Dracena, 513 – Vila Aurea  Vicente de Carvalho)

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Monsanto, Cielo, Ultra, Verde Asset Management, Novelis, Dow, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica Carioca de Catalisadores, IBM, Roche, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Vedacit, Instituto Vedacit, Desenvolve SP e Bloomberg.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação : www.facebook.com/esporteeducacao/

Sobre a Dow - Como estratégia global de Cidadania Corporativa, a Dow direciona seus investimentos para projetos dedicados a duas principais áreas: Construindo a Força de Trabalho do Amanhã, com enfoque em educação STEM e no desenvolvimento de ferramentas que ajudem a empoderar educadores e a fortalecer um ensino voltado para as carreiras; e Inovando para Soluções Globais, com projetos focados em resolver alguns dos principais problemas do planeta, como Eficiência Energética, Moradias Acessíveis, Acesso e Reuso de Água, o Bem-Estar das Comunidades, a Redução do Desperdício e o Incremento da Produtividade de Alimentos. Buscamos envolver parceiros, colaboradores, clientes e a sociedade nesse processo, visando a construção de comunidades sustentáveis ao redor do globo. Em 2017, a Companhia está apoiando mais de 15 projetos nos estados de São Paulo, Bahia, Pará e Minas Gerais.

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Serão dois dias de formação em esporte educacional
    (IEE/ Divulgação)

  • Será o terceiro módulo do ano no município
    (IEE/ Divulgação)

  • O IEE já contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores
    (IEE/ Divulgação)

Leia também...

Entre em contato