Capa

IEE TERCEIROSETOR

Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Laranjeiras, interior de Sergipe

De 10 a 13 deste mês, ações do Instituto Esporte & Educação, UNICEF e Instituto Mpumalanga serão realizadas no SESI Laranjeiras, com a presença do skatista Sandro Testinha

06.07.2017  |  477 visualizações

São Paulo (SP) – A cidade de Laranjeiras, no interior de Sergipe, receberá na próxima semana a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, projeto realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, em parceria com a ESPN e DISNEY. Serão quatro dias de atividades esportivas e artísticas, entre segunda-feira (10) e quinta-feira (13), dirigidas aos alunos do ensino fundamental, gestores, educadores sociais e professores das escolas públicas do município. O ativista e skatista Sandro Testinha, o rapper e skatista Kamau e a cantora e compositora Clécia Queiroz participarão como convidados especiais do evento.

As Caravanas são projetos de esporte e arte educacionais que estarão em Laranjeiras para ações de formação de professores, educadores e gestores com as metodologias de Esporte Educacional, Esporte para Todos, Arte Educacional e Viva com Arte.

A abertura oficial das Caravanas será na segunda-feira, às 18h, na Tenda das Caravanas/SESI Laranjeiras. Já a Arena da Caravana funcionará entre terça e quinta, das 8h às 17h, e atenderá cerca de três mil crianças da rede pública, montada no campo do SESI de Laranjeiras, com apoio da Prefeitura e das secretarias municipais de Educação, de Esportes, da Igualdade Racial, Obras e da Cultura.  

A Caravana do Esporte terá miniestações de esporte educacional com vôlei, basquete, slackline, tênis, futebol, jogos esportivos, lutas, ginástica, além de aulas de skate ministradas por Testinha. O rapper Kamau, que também é skatista, se dividirá entre a tenda da música com as crianças e a estação de skate educacional, na Arena Caravana.

A Caravana das Artes contará com duas tendas com atividades de música e dança para as crianças das escolas públicas e a tenda do Cinema Disney Caravana, com sessões diurnas exclusivas para os alunos e a presença dos mais famosos personagens da Disney: o Mickey e o Pateta.

Cursos de formação e participação da comunidade - Enquanto as crianças brincam na Arena Caravana, professores da rede municipal, gestores, educadores sociais e de núcleos de cultura e esportes de Laranjeiras participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos ao município pelos projetos. A formação de professores e as oficinas de jovens vão funcionar na terça, quarta e quinta, das 8h às 17h, na antiga Oficina Escola de Música, no Calçadão Getúlio Vargas.

A comunidade também poderá participar. O Cinema Caravana terá sessões noturnas gratuitas na terça e na quinta.  O Show da Caravana acontecerá na quarta, às 20h, com artistas e atletas convidados, e a Mostra Saberes da Terra, na quinta, a partir das 9h, com debates, exposições e apresentações de grupos culturais locais. Ana David, diretora jurídica da ESPN Brasil, fará uma palestra sobre empreendedorismo e como fortalecer modelos de negócios e arranjos produtivos locais. 

Sobre os projetos - Os Projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes já atenderam mais de três milhões de crianças e adolescentes desde 2005. Mais de 35 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias do Esporte Educacional e Viva com Arte nos doze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Esporte & Educação (IEE) e com o Instituto Mpumalanga.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia "Viva com Arte" e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Mondelez Brasil, Itaú, Rede, OTIS e EDP,via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo e adaptados. O Projeto tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP e IBM, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Apoio da IBM - Olhar para os desafios sociais e abordá-los pelo viés do conhecimento, da inovação e da tecnologia, em colaboração com outros agentes da sociedade, é o que move a IBM em suas ações de cidadania corporativa. Por meio de diversos programas globais, a IBM Brasil atua de forma responsável em parcerias que tragam soluções de impacto para problemas apontados por organizações não governamentais e governos em relação à educação, saúde e desenvolvimento econômico. No universo do esporte, a IBM Brasil apoia projetos educacionais de desporto e paradesporto.

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores. 

Dentre os parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Monsanto, Cielo, Ultra, Verde Asset Management, Novelis, Dow, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica Carioca de Catalisadores, IBM, Roche, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Vedacit, Instituto Vedacit, Desenvolve SP e Bloomberg.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai 

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br/ 
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site:   www.zdl.com.br   
Facebook:   www.facebook.com/ZDLSports   
Instagram:    www.instagram.com/zdlsports   
Twitter:    www.twitter.com/ZDLcomunica 

  • Serão realizadas várias atividades esportivas e culturais
    (Celia Santos / IEE / Divulgação)

  • Ação reunirá mais de 3 mil crianças
    (Celia Santos / IEE / Divulgação)

  • Caravana do Esporte terá aulas de skate
    (Celia Santos/IEE)

Pesquisar em IEE

Leia também...