PIETER VAN DEN HOOGENBAND, O NADADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO
09.08.2004
| 367 visualizações
-
Foram quatro medalhas em Sydney
Divulgação
-
Pieter tem 26 anos e 1,93m
Divulgação
-
Recordista mundial dos 100m livre
Divulgação
-
Pieter van den Hoogenband
Divulgação
-
Duas de ouro e duas de prata
Divulgação
Holandês quer voltar a brilhar em Atenas
O holandês Pieter van den Hoogenband mostrou seu cartão de visita internacional na Olimpíada de Sydney, em 2000, quando conquistou quatro medalhas, duas de ouro e duas de bronze, tornando-se um dos destaques da competição. Recordista mundial dos 100 metros livre, com o tempo de 47s84, e com vários títulos importantes no currículo (entre eles o de campeão europeu e mundial), Pieter, de 26 anos e 1,93m, será uma das grandes atrações na Olimpíada de Atenas. Afinal, consolidou uma carreira vitoriosa nos últimos quatro anos.
Você pretende fazer mudanças em seus treinamentos para Atenas?
Pieter - Não pretendo fazer muitas mudanças porque em Sydney eu estava na minha melhor forma e tudo correu bem. Percebi que ao longo do ano fiquei ainda mais forte. A maneira como venho treinando é a que me traz melhores resultados. Por isso não pretendo mudá-la. Sei pela prática como chegar à melhor forma. Certamente estarei na melhor forma possível em Atenas.
Você acredita em bons resultados na Olimpíada?
Pieter - Você tem de estar sempre confiante, pois de outra forma não irá conquistar o primeiro lugar. Não digo que vai ser fácil, porque essa é uma grande competição, mas acredito ter boas chances de conseguir a medalha de ouro. Em Sydney, ganhei duas medalhas de ouro e duas de bronze. Gostaria de alcançar os mesmos resultados.
Como é a sua rotina de treinamentos?
Pieter - Vamos começar com uma segunda-feira comum. Acordo por volta das 7h15. Me preparo para sair, como uma banana a caminho da piscina. Então, eu nado das 8h00 até às 10h00. Tomo um banho, troco de roupa e chego em casa por volta das 10h30. Faço uma refeição e leio os jornais em uma hora. Do meio-dia às duas da tarde é o período que tiro para descansar. Depois disso, o tempo é dedicado à fisioterapia e a cuidados pessoais. Às 14h15 faço treinamento de força até as 17h00. Das 17h00 às 19h00 mais uma sessão de natação. Volto para casa por volta das 19h30, faço uma nova refeição e às 20h30, depois de um dia puxado de treino, é hora de ir pra cama.
É uma rotina muito cansativa...
Pieter - Para mim isso é tudo muito fácil porque estou curtindo muito. É também prática. Sinto um enorme prazer em nadar e praticar esportes. Sei pela prática que o repouso é necessário de vez em quando e sempre que tenho uma oportunidade aproveito para descansar.
Consegue ainda se divertir nos treinos?
Pieter Procuro me divertir nos treinos e nas competições, pois de outro modo tudo fica mais difícil.
Estou cercado por um excelente grupo de amigos e uma família que me auxilia em tudo o que faço e que me permite levar uma vida ótima.
Você sente muita pressão?
Pieter - Sou eu quem mais exige de mim mesmo e o que as pessoas sentem comigo não é nada além de um sentimento bom e assim não recebo isso como uma pressão extra.
A sua vida mudou muito depois dos Jogos de Sydney?
Pieter - Como campeão, minha vida mudou após a Olimpíada. Eu não mudei muito, mas mudaram as circunstâncias, as pessoas a sua volta te olham de uma outra forma.
Como foram as comemorações pela conquista das medalhas?
Pieter Foram fantásticas. Recebi um convite para visitar a Ilha Hamilton por alguns dias e aproveitar para curtir a natureza. Foi o que fizemos e foi uma experiência inesquecível. Ficamos em um hotel fantástico, onde os quartos possuíam sacadas com banheiras cheias de espuma, churrasqueira, acesso por helicóptero aos recifes de corais onde nadamos com os peixes. Um certo Bill Gates nos pagou uma visita para almoçar conosco. Depois, retornamos ao hotel para mais uma refeição e então fomos para este clube e convidamos todos para continuar a festa no meu quarto. Compramos todas as cervejas holandesas e bebidas do hotel, enchemos um carrinho de golfe com elas e fomos com todo esse pessoal de volta ao quarto para uma grande festa. E quando cheguei como um campeão olímpico, aconteceu aquilo que eu queria: todos celebrando o fato de ser um campeão.
Você pratica outros esportes?
Pieter - Sim, eu pratico muitos outros esportes, como futebol, hóquei, judô, tênis e todo ano gosto de ir esquiar. Durante o treinamento de força fazemos muitos exercícios para ganhar força, é claro, e também ciclismo e corrida, mas o melhor é quando eu nado.
O que faz para relaxar?
Pieter - Gosto de ouvir boa música, como Pearl Jam, e também várias outras bandas, como Radio Head, Coldplay, U2, Chili Peppers, White Stripes ...
Mais alguma coisa?
Pieter - Também pegar um filme, ou nas férias deitar na areia da praia, ouvindo ao fundo o som do mar, e ler um bom livro. Também acho isso fascinante.