Capa

Pegada do Bem destaca exemplos de cidadania com o esporte em Belo Horizonte

16.11.2015  |    171 visualizações Circuito Caixa

Campanha chegou à capital mineira junto com a penúltima etapa do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, neste domingo (15)

Belo Horizonte (MG) - O Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa mostrou mais uma vez que o caminho do esporte pode ser uma força transformadora na sociedade. Durante toda a temporada 2015 a campanha Pegada do Bem despertou o que há de melhor nas pessoas com doações de tênis para que os futuros atletas possam ter um início no esporte. Em Belo Horizonte, o número de doações encheu o recipiente da campanha com tênis destinados aos jovens alunos do projeto do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.

"A corrida mudou minha vida. É uma coisa que vicia no bom sentido. Eu estou na minha oitava prova. Se mudou a minha rotina, por que não fazer isso pelo outro que não tem o recurso? O esporte é isso. Saúde, harmonia. Não tive hesitação, quando terminei o Circuito CAIXA, ao deixar o meu par para o Pegada do Bem", disse Cleber Aparecido da Costa, que nem esperou o fim da prova e levou a sua doação para o Espaço Pegada do Bem.

O padrinho do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, Claudinei Quitino, subiu ao pódio, pegou o microfone e reforçou o recado da importância do projeto que atende esportistas em várias partes do país. "Quando você doa para uma criança, um jovem que está começando no esporte, ele sente esperança com a vida. Eu morei e fui criado em orfanato e ganhei um tênis doado. Isso me deu mais forças para vencer na vida, tendo o esporte como base". A fala do medalhista olímpico comoveu os atletas que ali mesmo tiraram seus tênis e levaram ao Espaço Pegada do Bem.

Centro de Treinamento Esportivo beneficiado - O Prof. Leszek Szmuchrowski, polonês de nascimento, mas brasileiro de coração, coordena um projeto esportivo na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) voltado para a iniciação esportiva. O acadêmico ficou muito feliz que sua ação tenha sido contemplada pela Pegada do Bem.

"Avaliamos para o projeto cerca de 7 mil meninos e meninas que querem ser atletas e não têm condições de arcar com o básico que é um tênis. A campanha do Circuito CAIXA é uma boa ideia e quando me falaram que nós poderíamos nos beneficiar, fiquei surpreso e agradecido com esse tipo de doação. Os tênis doados certamente vão servir para os iniciantes. Eu mesmo doei todos que tinha em meus armários. Mas, são muitos meninos e meninas que precisam. Vida longa para oa Pegada do Bem", finalizou o Professor Leszek.

Outros bons exemplos - O clima de doação para superar os próprios limites e de solidariedade marcaram o Brazil Run Series/Circuito Caixa de Corridas. Mas foi muito além. Houve pai de gêmeos levando os pequenos para sentirem o gosto do esporte desde o berço, uma jovem senhora na cadeira de rodas sendo levada pelo irmão e até senhoras acima dos 80 anos com pique que muitos jovens não possuem.

"Eu não corri mais porque o meu filho e meu neto pediram para pegar leve. É a terceira vez que corro e me sinto muito bem. Nas duas primeiras foi um pouco cansativo, mas depois que peguei o jeito, não parei mais. E, se pudesse teria corrido mais uns 5 km", disse Maria das Neves do Amaral, 83 anos, que ao fim da prova estava com o fôlego intacto.

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve 11 etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10) e Belo Horizonte (15/11). A última etapa será em São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Minas Gerais, o Circuito CAIXA conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Mineira de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

Anderson Gonçalves (MTB 11.771-MG) / Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: anderson@valinorconteudo.com.br / juliana@zdl.com.br
Tels: (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento