Capa

Quarteto de Marias e colombiana contra africanas no Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba

13.10.2015  |    187 visualizações Circuito Caixa

Em briga "caseira", Luasa Sports conta com auxílio de campeã pan-americana para mudar a história da disputa na capital paranaense, neste domingo (18)

São Paulo (SP) - A disputa da elite feminina pode mudar a história do Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba, neste domingo (18). Para acabar com o domínio das africanas na prova, campeãs desde 2007, o Brasil conta com um quarteto de Marias, todas entre as dez primeiras do ranking nacional de corrida de rua. A colombiana Muriel Paredes, campeã pan-americana dos 1.500 m, é outra forte candidata ao pódio. A prova terá largada às 7 horas na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e percursos de 5 km e 10 km.

Maria Regina Seguins, Maria José Alves, Maria Aparecida Ferraz e Maria de Fátima Souza, respectivamente segunda, terceira, quarta e sétima colocadas no ranking, têm a missão de defender o Brasil na corrida deste domingo (18). Para enfrentar o desafio, num percurso com boa variação de altitude, o quarteto vem fazendo treinos de rodagem e de força.

"Entre elas, eu aposto muito na Maria Aparecida Ferraz. Ela é muito rápida, está surpreendendo as favoritas com seus resultados. Está trabalhando para ganhar resistência em corridas mais longas, e neste domingo (11) foi a vice-campeã da Meia Maratona de Florianópolis, à frente inclusive da Jacklyne Chemwek", aponta Luiz Antônio dos Santos, técnico da Luasa Sports, equipe do quarteto brasileiro. "Tudo isso faz parte da preparação dela para buscar o índice olímpico no ano que vem, nos 5.000 m ou nos 10.000 m."

Campeã pan-americana - Também integrante da Luasa Sports, a colombiana Muriel Paredes tem boas chances de superar as africanas em Curitiba. Já conhecida pelos brasileiros, Muriel venceu três etapas do Brazil Run Series/Circuito CAIXA desde 2013, e vem fazendo longas temporadas de treino em Ribeirão Preto, no interior paulista, como preparação para os Jogos do Rio 2016.

"A Muriel gosta de percursos como o de Curitiba, com muitas subidas e descidas, e está acostumada a treinar em locais assim na Colômbia", diz Luiz Antônio. "Em novembro, ela voltará ao seu país para disputar o campeonato nacional de atletismo, que vale índice para a Olimpíada."

Trio africano - As três africanas na disputa do Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba também defendem a Luasa Sports. Entre elas, o destaque é a queniana Jacklyne Chemwek, terceira colocada na Meia Maratona de Florianópolis, neste domingo (10). Jacklyne é a recordista da prova paranaense do circuito, com 34min07 marcados em 2011. Completando o pelotão, estão Nelly Jepkurui, do Quênia, e Magdalena Crispin Shauri, da Tanzânia.

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve nove etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9) e Ribeirão Preto (27/9). Na reta final, vai a Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. No Paraná, o Circuito CAIXA conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Paraná.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento