Capa

Wellington Bezerra consolida liderança do ranking nacional em Brasília

13.09.2015  |    206 visualizações Circuito Caixa

Vice-campeões, Gilmar Silvestre e Sueli Pereira foram os melhores brasileiros no Brazil Run Series/Circuito CAIXA no DF

Brasília (DF) - Sempre decisiva para os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua, a etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito CAIXA deste domingo (13) consolidou Wellington Bezerra na liderança. O pernambucano cruzou a linha de chegada em terceiro e aumentou a vantagem para o vice-líder, Sivaldo Viana. Num dia que surpreendeu os 2.500 corredores com chuva forte e umidade de 88%, os quenianos Paul Kimutai e Delvine Meringor levaram a melhor, seguidos de perto por Gilmar Silvestre e Sueli Pereira, vice-campeões e melhores brasileiros na disputa.

Com o terceiro lugar no Distrito Federal, Wellington Bezerra abriu uma diferença de 19 pontos na liderança sobre Sivaldo, 11º neste domingo. A prova também marcou a estreia do pernambucano pela equipe de atletismo do Cruzeiro. O objetivo, agora, é manter o ritmo e continuar somando pontos para assegurar o primeiro lugar no final da temporada. Restam mais nove provas no calendário, entre elas quatro etapas do Brazil Run Series/Circuito CAIXA: Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

"Foi uma prova difícil pela altitude, com um percurso mais plano, e o clima. Estava treinando em São Paulo, com umidade mais controlada, então senti bastante. Mas abrir essa vantagem na liderança, faltando poucas provas para o final da temporada, está de bom tamanho", comemorou Wellington.

Vice-campeão, Gilmar Silvestre travou um duelo acirrado com Paul Kimutai e cruzou a linha de chegada apenas 9 segundos atrás do queniano. Mesmo sofrendo com uma gripe, o atleta mostrou-se satisfeito com o resultado. "Foi uma prova muito bem disputada com o queniano. A gripe atrapalhou um pouco e não consegui acompanhá-lo no final. Mas estou muito feliz com o segundo lugar", afirmou.

Rumo aos Jogos do Rio 2016 - Pré-classificada para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, após obter o índice, Sueli Pereira voltou a se destacar no Brazil Run Series/Circuito CAIXA. A goiana foi a vice-campeã e melhor brasileira na disputa no Distrito Federal, apenas 18 segundos atrás da queniana Delvine Meringor, representando o Centro-Oeste no pódio. "Foi uma prova bem difícil. Apesar de ser um percurso plano, não pude vencer, como queria, mas foi um bom resultado. O tempo ajudou um pouco. Com essa chuvinha, deu uma refrescada e não sentimos tanto", disse Sueli.

Também em busca do sonho de disputar a Olimpíada em casa, Marizete Moreira voltou às corridas de rua em grande estilo. Tetracampeã da Meia Maratona de Brasília e bicampeã da Maratona Internacional de São Paulo, a baiana radicada em Brasília recuperou-se de uma cirurgia na base do maior osso do pé, o calcâneo, e vem retomando o ritmo de competição. Nesta temporada, foi quinta colocada geral e segunda brasileira na Maratona de São Paulo, sétima geral e quinta brasileira na Meia Maratona do Rio de Janeiro. O oitavo lugar na prova deste domingo não era o esperado, mas a velocidade agradou.

"A gente treina sempre para vencer, mas nem sempre é possível. O mormaço que veio com a chuva me surpreendeu, e eu fiz um volume alto de treinos na semana, de 30 km. Tudo isso cansa um pouco. Mas provas como a do Circuito CAIXA, de 10 km, ajudam a ganhar velocidade, e sinto que estou evoluindo. Logo estarei 100%", garantiu Marizete.

Resultados

Feminino:

1. Delvine Relin Meringor(Luasa Sports/Caixa) - 33min19
2. Sueli Pereira Silva (Cruzeiro/Caixa) - 33min37
3. Kleidiane Barbosa Jardim (Grancurso/Caixa) - 34min57
4. Maurine Jelagat Kipchumba (Luasa Sports/Caixa) - 35min37
5. Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports/Caixa) - 36min18

Masculino:
1. Paul Koech Kimutai (Luasa Sports/Caixa) - 30min08
2. Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento/Caixa) - 30min17
3. Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro EC) - 30min21
4. David Benedito de Macedo (Orcampi/Supertime/EPAS) - 30min44
5. Flávio Henrique Guimarães (Supertime) - 30min50

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve oito etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8) e Brasília (13/9). Na sequência, vai a Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Brazil Run Series/Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Brasília, conta ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Distrito Federal.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Leonardo Siqueira (MTB 10298-DF) / Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: leosiqueira2006@gmail.com / juliana@zdl.com.br
Tels: (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704


Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento