Capa

Solidariedade gaúcha e exemplo de superação marcam corrida em Porto Alegre

31.08.2015  |    207 visualizações Circuito Caixa

Campanha Pegada do Bem arrecadou tênis para jovens carentes da Restinga durante Brazil Run Series/Circuito CAIXA deste domingo (30)

Porto Alegre (RS) - Pelo segundo ano consecutivo, os gaúchos mostraram o lado mais solidário das corridas de rua. Neste domingo (30), durante a etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, os competidores doaram seus calçados usados para a garotada do Complexo Esportivo Barro Vermelho, da Restinga. A ação faz parte da campanha Pegada do Bem, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre jovens de comunidades socialmente vulneráveis nas cidades-sede do circuito.

Para o administrador hospitalar Lula Vieira, de 55 anos, a Campanha Pegada do Bem é "excelente, pois tem muita gente precisando de calçados". Ao todo, ele doou oito pares de tênis no sábado, quando foi pegar seu kit, e ainda levou mais um para o local da prova no domingo. "Achei mais este lá em casa. Com certeza, não vai me fazer falta e vai auxiliar alguém", avaliou o morador de Novo Hamburgo, praticante de corrida há cinco anos.

Todos os pares de tênis doados serão utilizados por crianças e adolescentes da Restinga durante suas atividades esportivas. Os que forem de números maior serão trocados por tênis de tamanhos menores com a Prefeitura Muncipal de Porto Alegre, que também recolhe doações. "A iniciativa é muito importante, porque muitos andam descalços ou só têm um par de tênis para ir à escola, por exemplo", avaliou o presidente e idealizador do Complexo, hoje uma ONG, José Luís Ventura.

Para ir mais longe - O Complexo (criado em 1988) tem parceria com a CAIXA e com a Sogipa, que cede atletas para dar aulas e arbitrar durante os eventos. Em contrapartida, os atletas mirins que mais se destacam são enviados para treinar no clube, que tem a principal equipe gaúcha de atletismo. Três garotos participaram da prova deste domingo (30) como convidados: Ryan Padilha Severo (13 anos), Gabriel Oliveira (14) e Luís Felipe (14).

Os dois primeiros são atletas da Sogipa e já apresentam resultados expressivos em campeonatos estaduais, enquanto que o último atua no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE/RS). "A corrida foi bem legal e conseguimos fazer um tempo bom", avaliou Gabriel, cuja especialidade é o salto triplo (é o atual vice-campeão gaúcho da modalidade). Os colegas também consideraram a "experiência de correr numa prova de rua oficial muito boa" e salientaram que pretendem ser atletas profissionais no futuro.

Retorno - A prova deste domingo (30) também significou o retorno do servidor público estadual João Batista Cachapuz, 58 anos, ao esporte. Praticante de corridas de rua desde 2004, o gaúcho, que já competiu em seis maratonas, passou por sérios problemas de saúde no ano passado, quando descobriu um câncer na próstata. "Tirei a próstrata em outubro de 2014, tenho ainda problemas de incontinência urinária e achei que nunca mais iria correr. Estou muito, mas muito feliz", emocionou-se o corredor, que completou a prova dos 5 km.

O servidor público concedeu uma entrevista para a organização do evento, pelo microfone, e conclamou os homens gaúchos a cuidar preventivamente da sua saúde realizando exames como o da próstata a fim de "evitarem o pior e descobrirem cedo se houver algum problema". Segundo Cachapuz, a corrida deste domingo (30) é apenas o começo de sua superação: "meu sonho é correr uma maratona de novo. Hoje, foram 5 km, depois serão 10km e assim vai!".

Trabalho em equipe - Com 34 inscritos, a Tauro Bonorino Assessoria Esportiva, de Canoas, formou o maior grupo de corredores da etapa gaúcha do Brazil Run Series /Circuito CAIXA. "Nós não sabíamos que haveria um prêmio para a maior assessoria esportiva, e para a nossa surpresa, ganhamos. Essa premiação é bem diferenciada, atrai bastante as equipes. Para nós é importante ter esse troféu na nossa parede", comemorou Tauro, ex-atleta de elite com 350 pódios e treinador da equipe.

Tauro ainda conquistou mais uma medalha para a sua coleção, vencendo os 5 km da prova na categoria Duplas, ao lado do aluno Diogo Moura. "Foi muito legal voltar a vencer. E a corrida rendeu bastante para a equipe, tivemos vários pódios. O domingo foi bem bacana."

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve sete etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8) e Porto Alegre (30/8). Na sequência, vai a Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Brazil Run Series/Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Água Corsan, além da supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

Tamara Hauck (MTB 9.115) / Juliana Leite (MTB 49.580)
blochauck@hotmail.com - juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento