Capa

Cleuza Irineu tem celebração dupla no Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Fortaleza

30.07.2015  |    249 visualizações Circuito Caixa

Prova histórica da competição, neste domingo (2/8) reúne principais fundistas da elite brasileira

São Paulo (SP) - Para Cleusa Maria Irineu, a 100ª corrida do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (2/8) em Fortaleza, representa mais do que uma marca histórica. Vice-campeã da etapa cearense em sua segunda edição, em 2005, a fundista está de volta às competições que marcaram sua carreira vitoriosa para celebrar 50 anos de vida, após uma década de intervalo. A prova cearense terá largada às 7 horas no Marina Park Hotel e percursos de 5 km e 10 km.

A paranaense Cleuza Maria Irineu fez história nas corridas de rua do Brasil. Melhor brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre em 1998 e 1999, com o 5º e o 6º lugar, respectivamente, conquistou o bicampeonato da Volta da Pampulha, em 1999 e 2000. Na temporada 2005, ainda vivendo uma boa fase, decidiu que era a hora de encerrar a carreira.

"Eu fui uma atleta temporã. Comecei tarde, aos 20 anos, e passei outros vinte anos competindo em alto nível. Em 2005, estava num ótimo momento, mas senti que já não renderia tanto quanto antes", relembra Cleuza. "Fui a Fortaleza pela primeira vez, naquele ano, já com um sentimento de despedida, e fiquei encantada, tanto pela beleza da cidade, como pela união dos atletas na disputa, a maioria do Paraná, do Sudeste. Entre os amadores, havia uma grande quantidade de inscritos, foi uma prova emocionante."

Formada em Educação Física, Cleuza dedicou-se a dar aulas de educação física na rede estadual de ensino, profissão que exerce ainda hoje. Mais tarde, formou-se também em jornalismo e chegou a comentar a São Silvestre em veículos do Paraná. Mas prometeu a si mesma que voltaria às competições, como atleta de elite, para celebrar os 50 anos.

"Me planejei bem, voltei a treinar forte para disputar as provas do Circuito CAIXA e algumas provas mais longas. Mesmo assim, fiquei surpresa com a minha performance", destaca Cleuza. "E o cenário que encontrei, nas corridas, é muito animador. Antigamente, quem corria era visto como louco, ainda mais uma mulher. Hoje, o incentivo é maior, tanto da mídia como dos médicos, que indicam o esporte como forma de ter mais saúde, qualidade de vida. O número de participantes praticamente triplicou, inclusive entre as mulheres, que correm até pela estética. E mesmo com a presença de muitos africanos, a premiação melhorou bem, a quantidade de corridas também."

Líderes do ranking em Fortaleza - A 100ª corrida do Brazil Run Series/Circuito CAIXA terá uma disputa acirrada na elite, com a presença dos primeiros colocados no ranking brasileiro de corredores de rua. Entre os homens, o líder Sivaldo Santos Viana precisa garantir sua posição diante de Wellington Bezerra, vice-líder, e Fábio Ramos dos Santos. Justino Pedro da Silva, campeão de 2014, completa o pelotão.

Entre as mulheres, a líder Conceição Oliveira terá a companhia da vice-líder Maria Regina Seguins, a terceira colocada Maria José Alves e Graciete Moreira, quarta na classificação. Maria Bernadete Cabral será a representante do Ceará na disputa.

Herói do Atletismo em Fortaleza - O medalhista olímpico Cláudio Roberto de Souza será o padrinho da etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Medalha de prata com o revezamento 4x100 m nos Jogos de Sydney/2000, Cláudio conversará com crianças de 5 a 15 anos na Secretaria de Esportes de Fortaleza, nesta sexta-feira (31), às 9 horas. No domingo (2/8), dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7) e Fortaleza (2/8), a competição vai a Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Fortaleza, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3258-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento