Capa

Joziane Cardoso vence Brazil Run Series/Circuito CAIXA mais uma vez, debaixo de chuva em Salvador

28.06.2015  |    129 visualizações Circuito Caixa

Convocada para o Pan de Toronto, a paranaense foi a primeira a cruzar a linha de chegada, enquanto o queniano Edwin Kibet faturou a liderança na elite masculina; José Nilson de Jesus foi o melhor brasileiro na disputa

Salvador (BA) - Nem a chuva forte do início da manhã impediu Joziane Cardoso de conquistar sua segunda vitória no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (28), na capital baiana. A paranaense confirmou o favoritismo e cruzou a linha de chegada com 35min52, à frente da tanzaniana Failuna Matanga, com 36min15. Entre os homens, vitória do queniano Edwin Kibet, com 30min47, 12 segundos à frente do baiano José Nilson de Jesus.

Para a líder feminina, Joziane Cardozo, melhor do que saber que estava entre as favoritas, foi confirmar o favoritismo, visto por ela com muita responsabilidade. "A prova foi bacana porque larguei forte, consegui me destacar e, mais uma vez, pontuar na frente no ranking nacional", declarou a paranaense. Em grande fase desde 2014, quando conquistou a Meia Maratona do Rio e a Volta da Pampulha e foi a melhor brasileira na São Silvestre, Joziane venceu também a etapa de Goiânia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. E defenderá o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015, nos 10.000 m, em julho.

Na disputa masculina, o grande destaque foi da Bahia. José Nilson de Jesus repetiu o resultado de 2013, com o vice-campeonato da etapa baiana. Mas, desta vez, o segundo lugar veio com gosto de vitória, já que ele cruzou a linha de chegada apenas 12 segundos atrás do bicampeão da São Silvestre, Edwin Kibet.

Nascido em Ribeira do Pombal, na Bahia, José Nilson de Jesus mudou-se para Sergipe ainda aos 11 anos, para trabalhar num sítio. Hoje, é orientado por Gilmário Madureira, técnico também da maratonista olímpica Marily dos Santos. "Ele correu muito, hoje e fez um grande resultado. Estou muito feliz", comemorou Gilmário. O fundista ainda superou um ídolo local, o hexacampeão brasileiro Giomar Pereira, que ficou com o quinto lugar.

Muita chuva - Apesar das grossas nuvens escuras e chuva intermitente, a disputa seguiu animada entre os líderes do ranking brasileiro de corrida de rua, os destaques do atletismo africano e mais de 2.000 amadores, ao longo dos percursos de 5 km e 10 km, em plena Orla Marítima, na Avenida Otávio Mangabeira. De acordo com Hélio Takai, diretor da HT Sports, agência organizadora do evento, "a competição mostrou o espírito esportivo do público baiano, que levantou cedo, compareceu e não arredou o pé da prova, apesar de muita chuva".

O clima de satisfação também reinou entre os competidores. Durante o aquecimento, o aposentado Everaldo Pereira dos Santos esbanjava empolgação para a prova, pois já é participante de corridas desde o ano de 1972. Ostentando um chapéu de palha, no clima da festa de São Pedro que será comemorada na segunda-feira (29), Kleber Pitangueira também mostrou empolgação. Ultramaratonista com 20 anos de corrida no currículo, Kleber recupera-se de um problema no joelho, mas participou desta etapa do Circuito CAIXA, em Salvador, "para manter o hábito de competir e rever velhos amigos".

Pegada do Bem - Os baianos também deram um show de solidariedade. Mais de 100 pares de tênis foram doados pelos participantes da prova para a campanha Pegada do Bem. Os calçados arrecadados beneficiarão o Projeto Bahia Terra da Velocidade que trabalha no treinamento e preparação atlética de 20 jovens e adolescentes carentes com idades entre 7 e 18 anos, moradores do bairro de Itapuan, na orla de Salvador.

De acordo com o coordenador da entidade, Edson Pinheiro, "a campanha é maravilhosa e chegou na hora certa". Com as doações será possível ajudar mais jovens a começar no atletismo, pois muitos deixam de participar de provas por não ter um par de tênis. "Hoje mesmo, eu emprestei o meu tênis para que um jovem do nosso Projeto pudesse correr", revelou Edson, emocionado.

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro/2007, com a equipe de revezamento 4x100 m do Brasil, Vicente Lenílson foi o padrinho da etapa de Salvador do Brazil Run Series/Circuito CAIXA e acompanhou de perto as doações. Vicente também considera a campanha muito importante e útil, lembrando que, quando começou a correr, também não tinha tênis e recebeu um doado. "É muito difícil correr, imagine sem tênis", disse ele, apelando para que mais doações sejam feitas por todo o País.

Resultados

Elite masculina
1. Edwiin Kiprop Kibet (Luasa Sports/CAIXA) - 30min47
2. Jose Nilson de Jesus (Cruzeiro EC) - 30min59
3. Saidi Juma Makula (Luasa Sports/CAIXA) - 31min01
4. Wellington Bezerra da Silva - 31min05
5. Giomar Pereira da Silva - 31min 16

Elite feminina
1. Joziane da Silva Cardozo (Pé de Vento/CAIXA) - 35min52
2. Failuna Abdi Matanga (Luasa Sports/CAIXA) - 36min15
3. Graciete Moreira Carneiro Santana - 37min46
4. Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oakley/Total Nutrition/Gel Gu) - 38min01
5. Maria Regina Santos Seguins (Luasa Sports/CAIXA) - 38min40

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6) e Salvador (28/6), a competição vai a Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Brasília (8/11), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Água Mineral Indaía e Citrus, além da supervisão técnica da CBAt e Federação Baiana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Josemara Veloso / Juliana Leite (MTB 49.580)
maravel@gmail.com - juliana@zdl.com.br
F: (11) 3285-5911 / (11) 98457-9704

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3258-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
07.09.2025

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

04.09.2025

Segunda etapa da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil vai reunir milhares de corredores da orla da capital alagoana

29.08.2025

Segunda prova da temporada 2025 da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil será no dia 7 de setembro, na capital alagoana, com percursos de 5km e 10km

26.08.2025

Para participar da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil na capital paraibana, dia 21 de setembro, basta acessar o site oficial do evento