São Paulo (SP) - O Audi YCSA Sailing Team voltou a mostrar a força de sua flotilha da classe 420 no Campeonato Brasileiro encerrado em Ilhabela (SP) nesta quarta-feira (21). As duplas Eric Belda/Rodrigo Dabus e André Fiuza/Stephan Kunath ocuparam dois dos três degraus do pódio, conquistando prata e bronze, respectivamente, para o clube da Represa Guarapiranga. O título ficou com os gaúchos Tiago Brito e Andrei Kneipp. Com a vitória de 2014 em Búzios (RJ), a dupla do Jangadeiros do Sul (RS) chegou ao bicampeonato brasileiro de 420.
Ao longo de quatro dias foram disputadas dez regatas, com direito ao descarte do pior resultado. Nas duas provas do dia decisivo o vento sul entrou no Canal de São Sebastião com rajadas de até 20 nós (35 km/h). Os campeões na geral, Tiago e Andrei, encerram a competição com 19 pontos perdidos. Eric e Rodrigo somaram 21 e, além do vice geral, ficaram em primeiro na categoria júnior à frente de André e Stephan que perderam 38 pontos.
O técnico do Audi YCSA Sailing Team, Bernardo Arndt, o Baby, coordenou a equipe em Ilhabela e analisou os resultados obtidos pelos seus atletas. "O Eric e o Rodrigo não fizeram o melhor campeonato que poderiam ter feito. Enfrentaram dificuldades, mas sei que poderiam ter ganho. Perderam alguns pontos de forma desnecessária. Temos de considerar, porém, que velejaram contra o Macaco (Tiago Brito), campeão mundial da juventude".
No geral, Baby mostrou-se satisfeito, ciente de que a evolução faz parte do trabalho desenvolvido com o Audi YCSA Sailing Team. "Se faltou um pouco de experiência ao Eric, faltou também uma confiança a mais ao Fiuza. Eles têm muito potencial e esses ajustes serão feitos naturalmente", previu Baby, empolgado com o desempenho da dupla feminina. "Olivia e Marina estão velejando com entusiasmo e muita raça. Se continuarem com essa proposta, posso dizer que o futuro poderá ser brilhante". A dupla ficou em oitavo lugar e foi a melhor entre as mulheres.
As demais duplas do Audi YCSA Sailing Team em Ilhabela foram formadas por: Pedro Corrêa e Philipp Essle, Olivia Belda e Marina Arndt, Antonio Aranha e Alexander Essle, Antonio Mazuco e Adriano Peek, Marina Bomeisel e Marco Peek, Victor Gil e Marcelo Peek, Helena de Marchi e Elisa von Fritsch, além de Luisa Ferreira e Lisa Reimer. A próxima competição de 420 será o Sul-americano de 2015, durante a Páscoa, em Buenos Aires. Eric e Rodrigo defenderão o título conquistado há um mês em Porto Alegre.
O evento disputado desde domingo (18) por velejadores inscritos na Federação Internacional de Vela (ISAF) teve organização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Associação Brasileira da Classe 420, CBVela e Coordenação Paulista de 420. As regatas no Canal de São Sebastião. O campeonato reuniu 20 embarcações de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Os dez primeiros no Brasileiro de 420:
1. Tiago Brito e Andrei Kneipp - Clube dos Jangadeiros (RS) - 19 pontos perdidos
2. Eric Belda e Rodrigo Dabus - Audi YCSA - 21 pp
3. André Fiuza e Stephan Kunath - Audi YCSA - 38 pp
4. Thiago Ribas e Erik Hoffmann - Veleiros do Sul (RS) - 45 pp
5. Pedro Zonta e Thomas Rodrigues - Clube dos Jangadeiros (RS) - 48 pp
6. Daniel Lombardi e Gabriel Sequeira - CN Charitas (RJ) - 58 pp
7. Pedro Corrêa e Philipp Essle - Audi YCSA - 66 pp
8. Olivia Belda e Marina Arndt - Audi YCSA - 72 pp
9. Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz - Iate Clube RJ - 76 pp
10. Luisa Gandolpho e Marcela Moura - Iate Clube RJ - 84 pp
Audi YCSA Sailing Team - Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.
Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.
Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 9 7602-2986 / Tim: 9 9275-7044
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação