São Paulo (SP) - O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) levará para a Argentina cinco duplas da classe 420 integrantes do Audi YCSA Sailing Team para a tradicional Semana de Buenos Aires, que neste ano chega à 21ª edição. Os brasileiros têm sido assíduos participantes e estarão ao lado de velejadores da Austrália, Bermudas, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai, além da Argentina, nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 nas raias do Rio da Prata.
A idade dos atletas do Audi YCSA Sailing Team, que embarcam para Buenos Aires nesta sexta-feira (3), varia de 14 a 17 anos. Apesar de jovem, Eric Belda estará na competição pela quinta vez. "Vamos velejar para ficar entre os melhores. Top 10 é um resultado possível, Top 5 seria melhor ainda. No ano passado nosso barco quebrou e perdemos três regatas", argumenta Eric, que há dois anos e meio divide o barco com o proeiro Rodrigo Dabus. A dupla foi 21ª em 2013 e 11ª em 2011. A flotilha de 420 costuma variar de 30 a 35 embarcações.
"A competição é muito disputada, tem a dimensão de um campeonato pan-americano e também é desafiadora. Os ventos são rondados, com diferença de pressão, e ondas bem picadas devido ao encontro do rio com o mar", analisa Eric que há duas semanas venceu o Paulista de 420 em Ilhabela ao lado de Rodrigo. As outras três duplas do YCSA são: Stephan Kunath e André Fiuza, Elisa von Fritsch e Helena de Marchi, Olívia Belda e Marina Arndt, além de Antonio Aranha e Philipp Essle.
A parceria entre Elisa e Helena é mais recente. Estão juntas desde a Copa da Juventude, disputada em março, em Florianópolis. Venceram a Taça Humboldt em agosto na Represa Guarapiranga logo após o Mundial de 420 em Travemunde (ALE). "No Mundial não fomos muito bem porque não estamos acostumadas às flotilhas com dezenas de barcos na largada. No Brasil a classe ainda é pequena. Queremos velejar bem, mas sem pressão pelo resultado. O importante por enquanto é aprender", avalia Elisa.
A dupla Elisa e Helena tem como treinador o campeão mundial e pan-americano de Lightning, Claudio Biekarck. O responsável pela classe no Audi YCSA Sailing Team é Bernardo Arndt, o Baby, vice pan-americano de Hobie Cat. As outras duas duplas Stephan e André, Olívia e Marina, Antonio e Phillipp,também são recém-formadas.
O programa da Semana de Buenos Aires prevê 12 regatas para a classe 420, com no máximo três largadas por dia. O melhor desempenho do YCSA no campeonato organizado pela Yacht Club Argentino (YCA) foi em 2010 na Optimist. O clube paulista dominou o pódio com ouro para Gabriel Elstrodt e bronze para Martin Lowy.
Audi YCSA Sailing Team - Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.
Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.
Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Vivo: 9 7602-2986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação