Capa

Yacht Club Santo Amaro participa da maior regata do mundo neste domingo

19.09.2014  |    516 visualizações VELA

Bart’s Bash Regatta pretende levar o maior número possível de velejadores às regatas que serão disputadas em vários países

São Paulo (SP) O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) participa neste domingo (21) da 1ª edição da Bart’s Bash Regatta, uma ação de caridade que envolve clubes de vela em todos os continentes. A largada está prevista para as 11h, na Represa Guarapiranga, em frente ao YCSA. A regata mundial está sendo organizada pela Andrew Simpson Sailing Foundation, criada em 2013, após a morte precoce do campeão olímpico britânico Andrew ‘Bart’ Simpson em pleno treino para a America’s Cup, na baía de São Francisco (EUA).

‘Bart’ levou a medalha de ouro na classe Star em 2008, com o timoneiro Iain Percy. Depois conquistou o mundial de Star, no Rio de Janeiro, em 2010 e foi vice-campeão olímpico nos Jogos de Londres, correndo em casa, em 2012. A fundação tem como objetivo inspirar e formar novos velejadores, não apenas no Reino Unido, e praticar a caridade em ações espalhadas pelo planeta.

Por enquanto a iniciativa conta com cerca de 15 mil velejadores de 650 clubes náuticos, em 64 países. No Brasil, estão oficialmente inscritos YCSA e Yacht Club Itaupu, ambos na Represa Guarapiranga. O clube com maior número de participantes, até agora, é o Nyack Boat Club, de Nova York, com 213 tripulações confirmadas. A Inglaterra tem o maior número de clubes e a Laser é a classe mais numerosa com 1328 velejadores, seguida pelos 712 da Optimist.

Solidariedade movida a vela - Para que a regata seja validada, precisa ter no mínimo uma milha náutica (1,85 km) e para que o velejador confirme que participou, precisa velejar pelo menos por 15 minutos. O valor mínimo sugerido para a inscrição de cada tripulante é de cinco libras (19 reais). A arrecadação mundial até está sexta (19) era de 130 mil libras, cerca de meio milhão de reais. Até hoje, a fundação arrecadou 1,5 bi de libras (5,8 bi de reais) e colaborou com mais de 13 mil instituições beneficentes ao redor do mundo.

"O YCSA deverá levar para a Bart’s Bash mais de 30 velejadores neste domingo, entre eles Martin Lowy (campeão brasileiro de Laser 4.7 e 4º no Mundial da Juventude), representando o Audi YCSA Sailing Team. Basta ter um objeto que se move a vela para entrar na regata. Desde um caiaque até uma caravela", conta entusiasmado o coordenador de Vela do clube Marco Del Porto, organizador da regata no YCSA.

Após as velejadas mundiais, a Andrew Simpson Sailing Foundation pretende levar o evento ao Guiness Book. O desafio conta com padrinhos de apelo mundial como Robert Scheidt, associado do YCSA. "Uma grande regata reunindo grandes velejadores dos principais clubes do mundo", afirma Robert. Para o britânico Ben Ainslie, "será a maior regata de todos os tempos", enquanto o americano Paul Cayard define: "um tributo mais do que adequado a todos os velejadores".

Campeonato Paulista de OP e de 420 - Acabam neste fim de semana (20 e 21), em Ilhabela os Campeonatos Paulistas das classes 420 e Optimist. Estão previstas mais seis regatas, três por dia, a partir das 12h. A disputa começou nos dias 13 e 14 no Canal de São Sebastião com cinco provas para cada classe. A Optimist reuniu 35 velejadores, enquanto a 420 levou 11 duplas para a raia.

A liderança na Optimist é de Luan Pegoraro, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI), seguido por Victor de Marchi, do Clube de Campo São Paulo (CCSP) e por Nicolas Bernal, do Audi YCSA Sailing Yeam. Na 420, líder e vice-líder são do Audi YCSA Sailing Team, com André Fiuza e Stephan Kunath à frente de Eric Belda e Rodrigo Dabus. O carioca Leonardo Lombardi é o terceiro colocado. Os resultados da 420 são provisórios devido aos protestos.

A previsão da Tempo Ok! indica vento sudoeste enfraquecendo de oito para seis nós (15 para 11 km/h) no período de regatas no sábado. Domingo, o sudoeste aumenta de intensidade, variando entre 11 e 15 nós, com possibilidade de chuva fraca. Na Represa Guarapiranga, a Bart’s Bash Regatta deve ser disputada com vento sul entre sete e nove nós e a temperatura não ultrapassará os 21°C.

Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Audi YCSA Sailing Team - Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.

Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Vivo: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
09.03.2015

Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título estadual neste domingo (8) na Represa Guarapiranga

04.03.2015

Pelo menos três tripulações do Audi YCSA Sailing Team competem neste fim de semana (7 e 8/3) na Represa Guarapiranga

13.02.2015

Atletas e dirigentes do Yacht Club Santo Amaro enaltecem a parceria dedicada aos jovens velejadores que começam a representar o País em regatas internacionais

09.02.2015

Taça Geraldo Peixoto, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), levou 44 barcos das classes de base da vela, Optimist e 420, à represa neste domingo (8)