São Paulo (SP) - Começa neste sábado (30) o Audi 29er Challenge na Represa Guarapiranga, com sede no Yacht Club Santo Amaro (YCSA). O desafio será disputado por oito duplas divididas em duas chaves a serem definidas por sorteio. O objetivo do YCSA é de ofrecer a oportunidade de aprimoramento para os velejadores do Audi YCSA Sailing Team que pretendem, em breve, desenvolver campanha na classe olímpica 49er.
A classe 29er começa a ser praticada no Brasil, mas está em constante crescimento principalmente na Europa e na Austrália, onde os barcos começaram a ser produzidos em 1998 pelo projetista Julian Bethwaite. A estreia da 49er como classe olímpica foi justamente nos Jogos de Sydney, em 2000. A atual flotilha de 29er no Brasil é pequena, conta com apenas seis barcos, sendo que quatro deles estão no YCSA para serem tripulados em rodízio pelas duplas do Audi 29er Challenge.
"A intenção do desafio é de promover a classe e levá-la, mesmo com poucos barcos, a um número mais elevado de velejadores. Temos um grande potencial para desenvolver a 29er no Brasil. Em 2015, a Federação Internacional de Vela (ISAF) abrirá vagas para duplas femininas, mais um motivo para impulsionarmos a classe", revela o coordenador náutico do YCSA, Marco Del Porto, também coordenador da classe no País.
O evento começa com a reunião de timoneiros e proeiros às 10h do sábado, com sinal de alerta para a largada das regatas a partir de meio-dia. As oito duplas estão confirmadas: Antônio Aranha e Alexander Essle (SP), Andre Fiuza e Stephan Kunath (SP), Caroline Hollnagel e Nicole Buuck (SP), Gustavo Abdulklech e Breno Abdulklech (RJ), Leonardo Lombardi e Marcelo Peek (RJ/SP), Gustavo e Eduardo Carvalho (BA), Luiza Cruz e Caroline Sylvestre (BA/SP) e Philipp Essle e Richard Hilbert (SP/RJ).
A Tempo Ok! Prevê situação semelhante para os dois dias de competição. Vento sueste entre 6 e 9 nós (10 a 16 km/h) a partir de meio-dia. Na América do Sul, a referência da classe 29er é a Argentina, único país do continente que fabrica os barcos, no Estaleiro Rio Tecna, em Buenos Aires. O último Sul-americano levou 40 barcos ao Rio Paraná.
Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.
O Audi YCSA Sailing Team foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.
Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Vivo: 9 7602-2986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação