Capa

Velejador Pedro Corrêa luta pelo ouro na classe Byte nos Jogos Olímpicos da Juventude

22.08.2014  |    155 visualizações VELA

Atleta do Audi YCSA Sailing Team está em segundo lugar na classificação em Nanquim, na China, quatro pontos atrás do líder

São Paulo (SP) - A calmaria em Nanquim impediu que as regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude fossem disputadas nos dois últimos dias (quinta e sexta-feira), o que manteve a classificação da Byte CII, classe disputada pelo velejador Pedro Corrêa, integrante do Audi YCSA Sailing Team. O atleta de 16 anos ocupa a segunda colocação após sete regatas. Com a falta de vento, a Comissão de Regatas pode adiar a disputa final para domingo ou acelerar a programação, se entrar o vento, para finalizar o campeonato neste sábado (23), conforme previsto no calendário da competição.

Não haverá medal race em Nanquim. A última das dez regatas previstas na Byte terá pontuação dobrada e não poderá ser descartada. Pedro soma 37 pontos perdidos, contra 33 do líder Bernie Khoon, de Singapura, e 40 do português Rodolfo Pires, terceiro colocado. "Além da calmaria das últimas horas, a previsão de vento para os próximos dias não é nada animadora. Não sabemos se o campeonato acabará neste sábado", relatou Maria Hackerott, coordenadora da Vela Jovem na CBVela e técnica dos velejadores brasileiros na China.

"O Pedro está muito concentrado e existem chances reais de recuperar a primeira colocação. Vamos esperar pelo vento para vermos o que vai acontecer", completou Mirinha em relação ao desempenho do velejador de São Sebastião e que representa o Brasil e o Yacht Club Santo Amaro. Na Byte feminina Natascha Böddener, de Niterói, ocupa a 11ª colocação com 70 pontos . A holandesa Odile van Aanholt lidera com 21 pontos perdidos. O terceiro velejador brasileiro em Nanquim é Daniel Pereira, 12º colocado na Techno 293 (windsurfe) com 52 pontos. A liderança é do russo Maxim Tokarev, com 16.

Nanquim representa a terceira experiência internacional relevante do atleta da Vela Jovem do Audi YCSA Sailing Team. Em 2013, Pedro conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta.

Yacht Club Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

O Audi YCSA Sailing Team foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.

Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Vivo: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
09.03.2015

Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título estadual neste domingo (8) na Represa Guarapiranga

04.03.2015

Pelo menos três tripulações do Audi YCSA Sailing Team competem neste fim de semana (7 e 8/3) na Represa Guarapiranga

13.02.2015

Atletas e dirigentes do Yacht Club Santo Amaro enaltecem a parceria dedicada aos jovens velejadores que começam a representar o País em regatas internacionais

09.02.2015

Taça Geraldo Peixoto, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), levou 44 barcos das classes de base da vela, Optimist e 420, à represa neste domingo (8)