Capa

Clínica da CBVela no Yacht Club Santo Amaro fortalece equipe para o Mundial da Juventude

01.06.2014  |    174 visualizações VELA

Mais de 80 jovens velejadores foram convocados pela Confederação Brasileira de Vela para os três dias de aulas práticas e teóricas na Represa Guarapiranga

São Paulo (SP) - O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) encerrou neste domingo (1º/6), na Represa Guarapiranga, o ciclo de palestras e treinos com duração de três dias organizado pela departamento de Vela Jovem CBVela com o objetivo de preparar os atletas para as competições internacionais mais relevantes como Olimpíadas e Mundiais. A meta mais próxima é o 44º Mundial da Juventude, a partir de 12 de julho em Tavira (POR).

Os integrantes do Audi YCSA Sailing Team, classificados para a competição da ISAF (Federação Internacional de Vela) em Portugal aproveitaram a Clínica para repetir largadas e manobras de boia - situações que podem definir uma regata - até se aproximarem da perfeição. Em terra, os 83 velejadores convocados pela CBVela acompanharam palestras e trocaram muitas informações com os 11 técnicos escalados para acompanhar cada uma das nove classes.

‘’A sorte é que ventou em todos os dias e pudemos treinar muitas manobras e depois receber as orientações para corrigir as falhas. Foi muito importante também a palestra sobre regras. Lá fora o nível de conhecimento dos velejadores é bem elevado. Aqui, também precisamos aprender para sabermos quais são os nossos direitos na hora da disputa com outro barco’’, considerou Martin Lowy, representante brasileiro da classe Laser no Campeonato Mundial.

A dupla Antonio Aranha e Stephan Kunath, classificada para correr de 29er em Portugal, também aproveitou ao máximo o evento, dentro e fora da água. ‘’Essa iniciativa é bem legal. Para melhorar, só se trouxessem as ondas de Ilhabela, onde costumamos treinar’’ brincou Antonio. "A palestra sobre regras foi bem oportuna. Eu, por exemplo, não sabia que podia orçar (manobrar contra o vento) quando se estabelece compromisso com outro barco próximo à boia’’, afirmou Stephan.

"Iniciei a palestra com informações básicas, mas pelo conteúdo das perguntas percebi que podia elevar o nível. Os velejadores colaboraram muito, demonstrando interesse em usar a regra a favor deles nas situações que enfrentam em quase todas as regatas", ponderou Ricardo Lobato, o Blu, secretário executivo da CBVela. "Esse conhecimento é indispensável, principalmente quando se veleja no exterior", aconselhou o também juiz internacional.

O atual campeão mundial júnior da classe 420, Tiago Brito, veio de Porto Alegre, onde veleja pelo Clube dos Jangadeiros, especialmente para participar da Cínica, junto com o parceiro Philipp Essle, do Audi YCSA Sailing Team, com quem assegurou a vaga para defender o título conquistado em 2013, no Chipre. "O principal foi treinarmos muitas largadas e fazermos regatinhas" opinou Tiago. "Estamos bem preparados e espero uma medalha em Tavira. Esse é o objetivo", desejou o aniversariante que completou 18 anos no sábado (31). "Trouxeram um bolo para mim. Foi uma bela surpresa. Estou muito feliz por comemorar ao lado de tantos amigos".

A flotilha de 420 do YCSA mostrou sua força durante a Clínica. Tiago e Philipp puderam treinar ao lado de outras duplas da classe como Eric Belda e Rodrigo Dabus, Helena de Marchi e Elisa Von Fritsch, Marina Bomeisel e Marco Peek, Giuliana Tozzi e Marina Rittscher, que também irão ao Mundial. Pedro Corrêa aproveitou o evento para aprimorar seus treinos para representar o País na classe Byte nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. Velejadores de sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, estiveram alojados no YCSA durante os três dias da Clínica que reuniu as classes: Lightning, Laser, 420, 29er, RSX (prancha a vela), Hobie Cat 16, Byte, Techno e Optimist.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.


Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Claro: 9 7602-2986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
09.03.2015

Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título estadual neste domingo (8) na Represa Guarapiranga

04.03.2015

Pelo menos três tripulações do Audi YCSA Sailing Team competem neste fim de semana (7 e 8/3) na Represa Guarapiranga

13.02.2015

Atletas e dirigentes do Yacht Club Santo Amaro enaltecem a parceria dedicada aos jovens velejadores que começam a representar o País em regatas internacionais

09.02.2015

Taça Geraldo Peixoto, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), levou 44 barcos das classes de base da vela, Optimist e 420, à represa neste domingo (8)