Capa

Velejador Pedro Corrêa representa o Brasil na Olimpíada da Juventude

05.03.2014  |    157 visualizações VELA

Atleta do Yacht Club de Santo Amaro é o campeão antecipado do Sul-Americano da classe Byte e vai representar o País na competição mundial em agosto, em Nanquim, na China

São Paulo - A superioridade do atleta do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) ficou evidente após dez vitórias em 11 regatas disputadas desde o último sábado, incluindo-se as duas desta quarta-feira de Cinzas na Represa de Guarapiranga. Pedro Corrêa, de 16 anos, não precisaria correr a última prova nesta quinta (06), mas já adiantou que irá para a raia. O regulamento prevê os descartes dos dois piores resultados depois que programa da seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude estiver completo por 12 regatas.

Pedro mora em São Sebastião e, além de associado do YCSA, faz parte do Projeto Ventos e Velas do litoral norte. Passou os últimos cinco meses treinando especificamente para o Sul-Americano e mostrou que adquiriu uma condição privilegiada na disputa por uma das três vagas à Olimpíada da Juventude entre os 22 velejadores de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e colegas do próprio País. A situação de o YCSA ter sido a sede da competição também se tornou um fator favorável.

"Eu conheço bem a represa. Fui campeão brasileiro de Optimist aqui, em 2013. Os meus treinos no Canal de São Sebastião com ventos mais fortes também ajudaram. Quero ver se a CBVela me apoia para eu correr o Mundial de Byte em abril na Itália", considerou Pedro, que irá à Olimpíada da Juventude pelo COB e que ainda conta com o suporte do Audi YCSA Sailing Team.

O velejador paulista perdeu apenas 9 pontos, contra 31 do chileno Clemente Cacamara e 50 do peruano Angello Farias, os outros dois classificados, por enquanto. No torneio feminino, disputado junto com o masculino, a liderança é de Dolores Fraschini, do Uruguai, seguida por Jarian Brandes, do Peru. A brasileira mais bem posicionada é Natascha Boddener, de Niterói, filha de Walter Boddner, ex-técnico dos campeões olímpicos Robert Scheidt e Torben Grael. A velejadora de 15 anos ocupa o terceiro lugar e tentará assegurar a vaga para Nanquim na regata decisiva desta quinta-feira.

A última largada do campeonato está prevista para as 12h na Raia 2 da Represa de Guarapiranga. Os barcos devem deixar o YCSA por volta de 11h30. As duas provas desta quarta foram disputadas com chuva e vento noroeste de 5 a 7 nós (8 a 12 km/h). O Sul Americano da Classe Byte CII, aberto no sábado de Carnaval, é promovido pela Armada Boats, fabricante dos barcos, e FEVESP (Federação de Vela do Estado de São Paulo), com as chancelas da ISAF (Federação Internacional de Vela) e da CBVela.

Classe Byte no Brasil- O Brasil entrou para a seleta lista dos países construtores de um dos barcos que mais se vende em todo o mundo, o Byte, em 2004. A Armada Boats adquiriu os direitos de fabricação do modelo desenhado pelo canadense Ian Bruce e passou a produzi-lo em São Paulo. Sem uma flotilha consistente no Brasil, o Byte é uma embarcação individual de alta performance, mede 3,8 metros, pesa cerca de 45 kg e é indicado para velejadores de 40 a 70 kg, muito usado por jovens e mulheres.

O preço competitivo aliado ao desempenho é o principal motivo da popularidade do barco em outros países. A economia na fabricação e no preço do Byte é resultado da experiência que Ian Bruce acumulou no projeto do Laser do qual foi um dos colaboradores. Para a criação da nova versão, o Byte CII, foi desenvolvido um processo contínuo de laminação, que torna todas as etapas mais baratas e confere ao barco uma estrutura altamente resistente.

Em relação ao modelo original, o Byte CII ganhou também mastro de carbono e um novo desenho para a vela, melhorando seu rendimento. Com mais de quatro mil embarcações espalhadas pelo mundo, o Byte é fabricado no Canadá, Reino Unido, Itália, Singapura, Austrália, Polônia e Argentina, além do Brasil.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Mais informações no site ycsa.com.br

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 976022986

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
09.03.2015

Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título estadual neste domingo (8) na Represa Guarapiranga

04.03.2015

Pelo menos três tripulações do Audi YCSA Sailing Team competem neste fim de semana (7 e 8/3) na Represa Guarapiranga

13.02.2015

Atletas e dirigentes do Yacht Club Santo Amaro enaltecem a parceria dedicada aos jovens velejadores que começam a representar o País em regatas internacionais

09.02.2015

Taça Geraldo Peixoto, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), levou 44 barcos das classes de base da vela, Optimist e 420, à represa neste domingo (8)