Capa

Hora de decisão na Copa Suzuki Jimny, em Ilhabela

06.12.2013  |    535 visualizações VELA

O maior circuito de vela oceânica do Brasil termina neste final de semana com regatas próximas ao Yacht Club de Ilhabela

Ilhabela (SP) - O cenário está perfeito. O final de semana no Litoral Norte promete sol e vento entre 10 e 12 nós, condições ideais para as regatas decisivas da Copa Suzuki Jimny, o maior circuito de vela oceânica do Brasil, que está sendo disputado desde março. A flotilha de cerca de 40 barcos terá entre duas e três provas neste sábado (7), que comemoram o "Dia do Marinheiro", e encerrará o dia com jantar de premiações especiais ao som da banda de rock Tom Cats, no Yacht Club de Ilhabela. No domingo (8), mais duas ou três regatas definirão os campeões da temporada, com nova premiação aos vencedores no fim da tarde.

No final de semana passado, foi disputada a tradicional Volta à Ilha - Sir Peter Blake para os barcos maiores. Os menores não conseguiram largar por falta de vento. Desta vez, a garantia de boas condições climáticas antecipa disputas acirradas em várias classes. Na ORC A, a briga está entre o Tangaroa, comandado por James Bellini, e o Lexus/Chroma, de Luiz de Crescenzo, separados por apenas sete pontos. Na ORC B, a situação do Sextante, de Thomaz Shaw, é bem mais confortável. Ele tem 14 pontos a menos do que o Colin, de Sebastian Menendez, mesma vantagem que o Loyal (Marcelo Massa) leva sobre o Barracuda (Humberto Diniz), na classe C30, uma das que mais cresce no Brasil.

Na HPE, cinco barcos lutam pelo título. O favorito é o Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira), que soma 33 pontos perdidos, mas é perseguido pelo Ginga (Bruno Chvaicer), com 41, SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti), 50, Fit to Fly (Eduardo Mangabeira), 51, e Jimny/Bond Girl (Rique Wanderley), 52.

A classe RGS reúne o maior número de veleiros. A divisão A tem, praticamente, um campeão definido: o Jazz, de Valéria Ravani, tem 16 pontos contra 35 do Urca/Bl3, de Pedro Rodrigues. Na B, Asbar II (Sérgio Klepacz) e Suduca (Marcelo Claro) estão muito próximos, 14,5 a 19. Na C, o Rainha (Leonardo Pacheco) é o virtual campeão e na divisão Cruiser o Boccalupo (Cláudio Meragno) só pode ser alcançado pelo Coccon (Luiz Caggiano).

"Pelos resultados do ano, as regatas decisivas prometem muita emoção neste final de semana. A Copa Suzuki Jimny chega ao final confirmando a condição de circuito mais importante do Brasil, em sua 13a. edição. O Yacht Club de Ilhabela sente-se honrado em propiciar esta disputa a alguns dos principais velejadores brasileiros. Vamos agora aproveitar o sábado também fora da água com a festa de confraternização", lembra Carlos Eduardo Souza e Silva, o "Kalu", diretor de vela do Yacht Clube de Ilhabela e comandante do Orson/Mapfre, terceiro colocado na ORC A.

Durante a festa do sábado, será sorteado um kit Suzuki Adventure contendo mochila, squeeze, chaveiro, ecobag e capa de neoprene para Ipad. Outro kit será entregue ao ‘driver owner’, o melhor comandante da classe HPE na temporada de 2013.

Resultados acumulados após 3 etapas e a regata Volta à Ilha, abertura da 4a. etapa

ORC A
1º - Tangaroa (James Bellini) - 12 pontos perdidos
2º - Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 19 pp
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 29 pp

ORC B
1º - Sextante (Thomaz Shaw) - 11 pp
2º - Colin (Sebastian Menendez) - 25 pp
3º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 26 pp

C30
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 15 pp
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 29 pp
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 40 pp

HPE
1º - Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira) - 33 pp
2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 41 pp
3º - SER Glass (Marcelo Bellotti) - 50 pp
4º - Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) - 51 pp
5º - Jimny/Bond Girl (Rique Wanderley) - 52 pp

RGS A
1º - Jazz (Valéria Ravani) - 16 pp
2º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 35pp
3º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 37 pp

RGS B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 14,5 pp
2º - Suduca (Marcelo Claro) - 19 pp
3º - Kanibal (Martin Bonato) - 24,5 pp

RGS C
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 11 pp
2º - Ariel (Andreas Kugler) - 20 pp

RGS Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 14 pp
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 21 pp
3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 33 pp

Fan page no Facebook - A Copa Suzuki Jimny tem página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. Para curtir e ter acesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

A Copa Suzuki Jimny/XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos e co-patrocínio da SER Glass. Os apoiadores são: Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Rádio Antena 1 Litoral Norte e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Clique aqui para acessar a página da Copa Suzuki Jimny no Facebook

Clique aqui para baixar o Aviso de Regata da quarta etapa da Copa Suzuki Jimny

Atenção:
- Mais informações e resultados completos da Copa Suzuki Jimny no site do YCI (www.yci.com.br)
- Acompanhe as novidades da Suzuki no site: www.suzukiveiculos.com.br
- Curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr)
- Siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos)

Gustavo Coelho / Paula Otero MTb 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br - paula@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
12.12.2014

Circuito Ilhabela de Vela Oceânica chega à 15a. edição com quatro etapas, a partir de março

08.12.2014

Final de semana perfeito finalizou a 14a. edição do principal circuito de vela oceânica do País

06.12.2014

Sol, ventos médios no Canal de São Sebastião, regatas competitivas e programação social intensa no YCI. Neste domingo definem-se os campeões de 2014

03.12.2014

Principal circuito de vela oceânica do País, termina neste final de semana (6 e 7) no Yacht Club de Ilhabela