São Paulo (SP) - Uma festa digna do primeiro ouro olímpico em esporte individual conquistado por uma brasileira. Assim foi a primeira edição do Troféu Maurren Maggi, na manhã deste domingo (8), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na capital paulista. Além da presença de ídolos do esporte e da música e autoridades do mundo esportivo, como Hortência, Ana Cláudia Lemos, Fernando Scherer, Fabiana Murer, Kiko (KLB), Japinha (CPM 22), Mumuzinho e o secretário municipal de Esporte de São Paulo, Celso Jatene,, o evento reuniu cerca de mil alunos de 25 escolas da Grande São Paulo e foi realizado pela Prefeitura paulistana, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, e com organização do Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST).
A primeira edição do Troféu Maurren Maggi teve início com a cerimônia de abertura do evento, que contou com representantes de todas as escolas participantes, e ainda teve uma homenagem aos cinco anos da medalha em ouro de Pequim e à atleta que dá nome ao torneio. "A gente tem um longo caminho para seguir e conseguir encontrar novos campeões. Tive esse tipo de ajuda no início da minha carreira e foi muito importante. Por isso, queria que voltasse a ter esse tipo de competição", falou Maurren. "Gostaria de agradecer a todos que estão aqui, meus convidados, os alunos, a organização. Sem vocês, nada disso seria possível. Quero ver todo mundo animado durante as provas de hoje", finalizou o seu discurso de abertura.
E animação não faltou para o jovem Raphael Muniz, de 11 anos. Fã de atletismo desde 2008, quando viu pela primeira vez Usain Bolt, o aluno da Escola Ruy Barbosa, de São Paulo, era um dos mais empolgados. "Sempre que fico sabendo que vai ter algum evento de atletismo, quero participar. Essa é a minha quarta corrida e faço questão de guardar todas as camisetas das provas que disputo", contou o menino, que tem como objetivo se tornar um atleta de alto rendimento. "Jogo futebol e faço atletismo. E um acaba ajudando o outro. Ontem, quando estava acompanhando a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020, fiquei me imaginando lá", confessou.
Ao contrário do experiente Raphael, Jhonathan Alves Pereira, também de 11 anos, fez a sua estreia em competições. "Essa é a primeira vez que vou competir no atletismo e estou ansioso. Estar em uma pista desse tamanho é muito empolgante e estou feliz. Acho que vai ser bem legal", disse. Logo depois das provas que disputou, 75 m, salto em distância e o revezamento 4 x 100 m, Jhonathan aprovou o evento e as performances. "Foi melhor do que eu imaginava. Quero mais".
Fã de carteirinha - Além da emoção de estar participando de um evento que reuniu quase mil outras crianças, o dia foi ainda mais especial para Thais Layane Barroso Oliveira. A aluna do Colégio Municipal Prefeito João José de Oliveira se diz uma das maiores fãs de Maurren Maggi e afirmou que a atleta foi quem a inspirou a treinar atletismo e, principalmente, escolher o salto em distância. "Via a Maurren na televisão e queria fazer o que ela conseguia fazer. Ainda bem que surgiu a oportunidade de treinar na minha escola, no início desse ano, e aí, como ganhamos os Jogos Escolares, fui convidada para treinar no Eprocard, um centro de treinamento em Santana de Parnaíba. Já ganhei várias medalhas e troféus".
Segundo Thais, conseguir repetir o feito de Maurren é um sonho. "Fazer o que ela faz é muito mais difícil do que parece. Mas vale a pena quando a gente vê que está melhorando as marcas e conquistando medalhas. Quero continuar no esporte e ser igual a ela", declarou, muito contente de estar participando do evento. "Ter a chance de disputar o Troféu Maurren Maggi é muito bom pra gente porque podemos conhecer de pertinho ídolos e ver que como eles realmente são".
Thais fez bonito e se destacou no desafio do salto em distância, fazendo 3,65 m, a melhor marca entre as meninas. "Foi um sonho realizado poder saltar aqui e ainda receber das mãos da Maurren um troféu", falou, emocionada. Ela e Hebert Magalhães Amorim, de 12 anos, que foi o melhor entre os homens, saltando 4,22 m, foram convidados para treinar durante um dia com a campeã olímpica.
Reunião de celebridades - Assim como disse Thais, uma das principais atrações para os cerca de mil alunos das 25 escolas que participaram do Troféu Maurren Maggi foi poder conhecer alguns de seus ídolos, tanto no esporte quanto na música. Ana Cláudia Lemos, do atletismo, foi uma das primeiras a chegar e das mais assediadas pela garotada. "É super bacana uma iniciativa como essa da Maurren. Aqui, podem estar novos talentos que iremos ver em 2020 e 2024. Em torneios como esse, algumas crianças se destacam e podem crescer. Eu, por exemplo, tive a minha primeira experiência no esporte, em Criciúma, em um evento assim. E, nós, atletas, estamos aqui para incentivar todas as crianças a seguirem nossos passos".
Elisângela Adriano, também do atletismo, concorda com Ana Cláudia Lemos e completa. "Esse evento mostra a força que o atletismo pode ter. Nos prepara para uma renovação no esporte e cria o fundamental gosto pelo esporte nessas crianças. Com certeza, precisamos de mais torneios como esse para criarmos novos atletas para o País".
"Acompanho todos os esportes porque gosto muito. Vim prestigiar o evento, que está super legal e com uma energia muito positiva dessa criançada. Esporte é integração, prática para uma vida mais saudável, uma oportunidade de fazer novas amizades e o Troféu Maurren Maggi está sendo um belo exemplo de como isso deve ser feito. Esse sim é o lado mais bonito do esporte", falou o baterista da banda CPM 22, Japinha.
Outra que fez questão de estar presente na primeira edição do Troféu foi a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer. "Compartilhar esse momento com todas essas crianças é bom para incentivá-las. Espero que os pais também façam isso porque é muito importante. Assim, quem sabe, sairão daqui futuros campeões. É um excelente iniciativa da Maurren e não poderia deixar de participar", comentou.
O secretário municipal de Esporte de São Paulo, Celso Jatene também prestigiou o Troféu. "A importância desse evento vai além da competição. Ele já é um sucesso principalmente pelo convívio com campeões e ídolos que proporciona a essas crianças. Acredito que ele represente uma injeção de ânimo para a prática do esporte e para a vida deles. Com certeza, eles levarão essa experiência com eles".
Competição com alunos e professores - Os cerca de mil alunos que estiveram na pista de atletismo do Ibirapuera receberam medalhas de participação. As provas foram divididas por faixa etária, a partir dos 7 e até os 12 anos. Os alunos competirão nos 50, 60 e 75 metros, salto em distância e revezamentos 4 x 50m e 4 x 100m. Além disso, foi realizado uma brincadeira com os professores de cada escola, que correram 50 m, atividade que empolgou bastante as arquibancadas.
Avaliação - Após o fim do evento, Maurren Maggi era pura alegria. "Foi fantástico. Conseguimos atingir todos os objetivos e iremos fazer um segundo troféu ainda melhor. Já estamos pensando nisso e será também um sucesso. Hoje, pudemos levar esporte mais quase mil crianças de 7 a 12 anos. Saí de um projeto como esse em São Carlos. Estou muito emocionada com a grandiosidade que isso aqui pode tomar. O aniversário da medalha é importante, claro, mas é o de menos. O mais bacana de tudo é o esporte e o incentivo a essas crianças", disse.
"Esse troféu é mais uma motivação para mim até 2016, que é quando encerrarei minha carreira. Até lá, temos muito chão pela frente", concluiu a medalhista de ouro em Pequim.
Mais informações: www.saltotriplo.org/
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Maurren e convidados
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Maurren é homenageada
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Maurren salta
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Maurren a e filha Sofia
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
<p>Thais é fã de Maurren
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Raphael e alegria da medalha
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Fabiana, Japinha e Maurren
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Ana Cláudia, Maurren e Fabiana Murer
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Kiko (KLB) e Maurren
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Hortência, Maurren e Xuxa
(Fernanda Paradizo / ZDL)
-
Crianças de 25 escolas
(Fernanda Paradizo / ZDL)