Capa

GOLFE

Golfe: Sete brasileiros chegam às finais do Brasil Classic apresentado pelo HSBC

Nunca tantos brasileiros passaram o corte em uma etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour; finais acontecem neste sábado e domingo no São Paulo Golf Club, com ingressos gratuitos e aulas para iniciantes

06.04.2013  |  387 visualizações
São Paulo (SP) - Numa performance inédita para o golfe nacional, sete golfistas brasileiros passaram neste sábado (6) pela manhã o corte do Brasil Classic apresentado pelo HSBC, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour americano, disputada no São Paulo Golf Club, na capital paulista. No total, onze brasileiros iniciaram a competição.

O paulista Alexandre Rocha (-7, empatado em 8º lugar), o carioca Philippe Gasnier (-7, também em 8º), o gaúcho Rafael Barcellos (-5, empatado em 18º), Fernando Mechereffe (-4, empatado em 29º) e o carioca Erik Andersson (-3, empatado em 41º lugar) passaram com certa folga.

Já o paranaense Odair Lima e o amador paulista Rafael Becker somaram -2 tacadas em relação ao par e chegaram às finais empatados na 58ª colocação, bem na linha de corte. "Essa é a realização de um sonho. Lutei a vida inteira para chegar às finais de um torneio dessa importância", disse Lima, que começou a carreira como caddie (carregador de tacos) e só garantiu a sua vaga entre os finalistas no buraco final, após embocar uma tacada de mais de três metros. Becker também precisou embocar de longe na sexta para terminar com -2. "Este é o torneio mais importante do qual participei. Estou muito feliz", comemorou ele. No total, 74 dos 144 competidores disputarão as duas rodadas finais, que valem US$ 675 mil em prêmios. Como ainda é amador, Becker não concorre ao prêmio em dinheiro.

A segunda rodada só foi concluída no sábado, pois foi atrasada no dia anterior por conta do mau tempo. A terceira rodada teve início por volta das 11h20 com três atletas empatados em primeiro lugar, com -12: o neozelandês Danny Lee, o sueco Richard Johnson e o chileno Benjamin Alvarado.

A vitória no torneio não vale apenas os US$ 121,5 mil reservados ao campeão. Alexandre Rocha, membro do PGA Tour que busca garantir sua vaga para a temporada seguinte da elite do golfe mundial, pode ficar bem próximo de seu objetivo caso vença, assim como o gaúcho Fernando Mechereffe, que já é membro do Web.com Tour, mas luta para melhorar sua posição no ranking e poder disputar mais torneios.

Para os outros quatro profissionais brasileiros que chegaram às finais e que não são membros do Web.com Tour, uma vitória ou um segundo lugar significariam o ingresso no restante do circuito. Já quem terminar entre os 25 primeiros colocados ganha uma vaga para disputar a etapa seguinte do circuito, que acontece na próxima semana no Texas, nos Estados Unidos.

Ingressos gratuitos - Os ingressos para o Brasil Classic apresentado pelo HSBC são gratuitos e devem ser retirados com antecedência. Os golfistas podem obter os seus ingressos nas secretarias de seus clubes de golfe. Já o público em geral deve solicitar as suas entradas por meio do email convite@brasilclassic.com.br e retirá-las no hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin) até este domingo, último dia do torneio.

Aulas para iniciantes - Além de assistir ao jogo, o público poderá participar de aulas gratuitas de golfe para iniciantes, que começaram nesta sexta e seguem no sábado, das 12h às 16h, e domingo, das 12h às 15h. Essa é uma forma de ter um primeiro contato com o esporte, que retorna aos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro.

O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Resultados em tempo real - Os resultados completos podem ser acompanhados em tempo real pelo site do Web.com Tour, mais especificamente no link http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/leaderboard.html

Imagens em vídeo para download - Diariamente, o Brasil Classic está disponibilizando imagens do torneio, em alta definição. Seguem as imagens do segundo dia do torneio (5/4). O arquivo tem 4min16 e pode ser baixado pelo endereço:

http://www.yousendit.com/download/UVJoOU1TeFU5NVZBSXRVag

O vídeo contém: entrevistas e cenas do Danny Lee; entrevistas e cenas de Philippe Gasnier: entrevista e cenas de Rafael Barcellos; cenas de Richard Johnson e cena
de Kevin Tway

Serviço

Brasil Classic apresentado pelo HSBC
Onde: São Paulo Golf Club (Praça Dom Francisco de Souza, 540, Santo Amaro, São Paulo - SP)
Quando: domingo (7), a partir das 7h30

Credenciamento para a imprensa: Os jornalistas que forem o Pro-Am e o torneio devem enviar solicitação de credenciamento para o e-mail redacao@zdl.com.br, com nome, função e telefone.

Atenção - No ínício da noite seguem matéria e fotos da terceira rodada do torneio (primeira da final), que está sendo disputado na tarde deste sábado(6).

Mais informações: www.brasilclassic.com.br

Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Women's Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o 'Asia’s Major’ e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como "a joia do golfe asiático".

O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.

Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.

No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf - uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.

No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots - programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.

Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com

Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.

ZDL/Albatroz
Henrique Fruet - MTb 39614
fruet@albatrozcom.com.br
F: 11 984275844
  • Alexandre Rocha, a 5 tacadas dos líderes
    (Rodrigo Equi)

  • Odair Lima classificou-se na última tacada
    (Rodrigo Equi)

  • O amador Rafael Becker passou pelo corte
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Johnson é um dos líderes com -12
    (Zeca Resendes/CBG)

Leia também...

Entre em contato