Capa

GOLFE

Golfe: Brasileiros são destaque na abertura do Brasil Classic

Há quatro golfistas nacionais entre os dez primeiros no maior torneio do País, que é liderado por três atletas estrangeiros; gaúcho Rafael Barcellos está a uma tacada dos líderes e Alexandre Rocha (SP), Erik Andersson (RJ) e Philippe Gasnier (RJ) estão a duas

04.04.2013  |  456 visualizações
São Paulo (SP) - O Brasil Classic apresentado pelo HSBC, primeira etapa do Web.com Tour disputada no Brasil, começou nesta quinta-feira (4) com muito equilíbrio. Três atletas dividem a liderança da maior competição de golfe do Brasil, que distribui US$ 675 mil em prêmios (US$ 121,5 mil para o campeão), além de pontos para o ranking do circuito de acesso ao PGA Tour e para o ranking mundial. O torneio reúne 144 golfistas de 16 países.

O destaque do dia foi a performance dos golfistas brasileiros - oito dos 11 em campo estão dentro da linha de classificação para as finais do torneio, no São Paulo Golf Club, na Zona Sul da capital paulista, e quatro deles estão entre os dez primeiros colocados.

O sueco Richard Johnson, o neozelandês Danny Lee e o norte-americano Tom Hoge somaram 65 tacadas (- 6, ou seis abaixo do par do campo, que é 71) para liderar a competição. "Já joguei um torneio no São Paulo Golf em 2001 e terminei em segundo lugar. Não me lembrava muito do campo, mas me senti muito confortável em jogar aqui", disse Johnson. "Acertei muitas tacadas e estava muito tranquilo, por isso consegui uma boa largada", analisou Lee.

Empatados em 4º lugar, com a diferença de apenas uma tacada dos líderes, há cinco golfistas, entre eles o gaúcho Rafael Barcellos, que representa o próprio São Paulo Golf Club há cinco anos e foi o melhor brasileiro da rodada. "Conhecer bem o campo foi um bom diferencial, pois eu tinha confiança nas tacadas mais arriscadas", explicou o atleta. "Cometi erros no buraco 3, mas me recuperei bem ao embocar de fora do green no buraco 5", contou o gaúcho, que também é diretor de profissionais da Confederação Brasileira de Golfe. Os outros atletas com 66 tacacas (-5) são o paraguaio Carlos Franco e os americanos Kelly Kraft, Lee Bedford e Zack Miller.

Outros três brasileiros também estão muito próximos dos líderes, com 67 tacadas (-4): o paulista Alexandre Rocha, que disputa o PGA Tour, e os os cariocas Philippe Gasnier, que compete no PGA Tour Latinoamérica, e Erik Andersson, também representante do São Paulo Golf Club. Eles estão empatados na 9ª colocação com outros 12 competidores. "Comecei o torneio bastante ansioso e nervoso, como não ficava há bastante tempo, mas retomei a calma e o jogo fluiu bem", contou Rocha, logo após sua primeira rodada em oito anos em São Paulo, sua cidade natal.

Nesta sexta-feira (5), será disputada a segunda rodada, que define os 60 primeiros colocados e empatados que se classificam para as finais, no sábado e domingo. Os outros quatro brasileiros que estão dentro da linha de corte são Fernando Mechereffe (68 tacadas, empatado em 24º), Odair Lima e Daniel Stapff (ambos com 70, empatados em 39º), e o amador Rafael Becker (70, empatado em 60º).

O Brasil Classic é apresentado pelo HSBC e também tem como patrocinadores a Embrase Segurança e Serviços, a Sportv, a Rolex, a Nespresso e a YKP, além de apoio da Klabin, TAM Viagens e São Paulo Golf Club. O campeonato tem a chancela do PGA Tour, organização da IMX e realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Resultados em tempo real - Os resultados completos podem ser acompanhados em tempo real pelo site do Web.com Tour, mais especificamente no link http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/leaderboard.html

Confira os horários de saída desta sexta-feira
http://www.pgatour.com/webcom/tournaments/brasil-classic-presented-by-hsbc/tee-times.html

Imagens em vídeo para download - Diariamente, o Brasil Classic está disponibilizando imagens do torneio, em alta definição. Seguem as imagens do Pro-Am realizado na quarta-feira (3). O arquivo tem 6min16 com trechos de jogadas e entrevistas com favoritos, Rubens Barrichello e premiação. Seguem os links em duas versões:
média resolução: http://www.yousendit.com/download/UVJqeEVldzhGR0VVV01UQw
alta resolução:
http://www.yousendit.com/download/UVJqeEVaTlE1UjdFdzhUQw

Serviço

Brasil Classic apresentado pelo HSBC
Onde: São Paulo Golf Club (Praça Dom Francisco de Souza, 540, Santo Amaro, São Paulo - SP)
Quando: 5 a 7 de abril, a partir das 6h30

Convites gratuitos: devem ser solicitados pelo e-mail convite@brasilclassic.com.br e retirados no hotel Blue Tree Morumbi (Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin) de 1º a 7 de abril

Credenciamento para a imprensa: Os jornalistas que forem o Pro-Am e o torneio devem enviar solicitação de credenciamento para o e-mail redacao@zdl.com.br, com nome, função e telefone.

Mais informações: www.brasilclassic.com.br

Sobre o HSBC
HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Patrocínios de golfe do HSBC
O compromisso global do HSBC com o golfe abrange todos os níveis do esporte, da base à elite. Na Ásia, o HSBC lançou eventos de golfe de classe mundial, como o WGC-HSBC Champions em Xangai e o HSBC Women's Champions em Singapura. O WGC-HSBC Champions é reconhecido como o 'Asia’s Major’ e já foi descrito por Tiger Woods, vencedor de 14 Majors e ex-campeão mundial, como "a joia do golfe asiático".

O HSBC também patrocina o Abu Dhabi HSBC Golf Championship, que rapidamente se tornou um dos maiores eventos do PGA Tour europeu, e, neste momento em que o golfe está voltando a ser um esporte olímpico no Rio 2016, também patrocina o Brasil Classic, que é uma etapa do Web.com PGA Tour, um evento de golfe internacional genuinamente brasileiro.

Recentemente, o HSBC tornou-se Patrono do The Open Championship. Esta parceria com o The Royal & Ancient é um importante componente do nosso portfólio global de golfe.

No entanto, por trás desses eventos está o nosso objetivo de longo prazo de criar um legado de torneios globais do HSBC através do patrocínio de jovens e programas de base. Além do compromisso com o jogo profissional, o HSBC pretende construir um legado através do patrocínio de jovens e programas de base ao redor do mundo. Na China, o HSBC apoia o programa HSBC China Junior Golf - uma estrutura sustentável de longo prazo sobre a qual o futuro do golfe está sendo construído na China e que inclui o China National Junior Team, patrocinado pelo HSBC, o HSBC China Junior Open e o HSBC National Junior Golf Championship. Esta série de torneios com duração de um ano foi concebida para oferecer aos golfistas da elite junior da China uma plataforma competitiva para desenvolver o esporte.

No Reino Unido, o HSBC é patrocinador do HSBC Golf Roots - programa de desenvolvimento nacional do The Golf Foundation, que promove o esporte em escolas, ajuda jovens a entrar em clubes e usa o golfe para ensinar valores importantes como a honestidade e o respeito.

Para mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas pelo HSBC no mundo do golfe, visite o site www.hsbcgolf.com

Sobre a CBG
Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.

Sobre a IMX
Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil.

Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. A sociedade com o Cirque du Soleil marcou a criação da IMX Arts, trazendo o melhor do conteúdo ao vivo do Cirque du Soleil e potencializando o valor agregado e a marca Cirque du Soleil no Brasil e na América do Sul. Na área de esportes o portfólio da IMX inclui eventos como o ATP 500 (Tenis), UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), Brasil Classic (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), entre outros.

ZDL/Albatroz
Henrique Fruet - MTb 39614
fruet@albatrozcom.com.br
F: 11 984275844
  • Rafael Barcellos, melhor brasileiro
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Alexandre Rocha
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Philippe Gasnier
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Erik Andersson
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Rafael Becker
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Richard Johnson lidera
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Tom Hoge na ponta
    (Zeca Resendes/CBG)

  • Danny Lee, na frente
    (Zeca Resendes/CBG)

Leia também...

Entre em contato