Capa

Semana Brasileira de Vela: Atletas têm primeiro teste em raia olímpica de 2016

18.02.2013  |    445 visualizações VELA

Competição na Baía de Guanabara reúne os candidatos a uma vaga nos Jogos Olímpicos em todas as classes

Rio de Janeiro (RJ) - A Semana Brasileira de Vela 2013 reúne, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) até a sexta-feira (22), a elite da modalidade. A competição é a primeira a ser disputada na raia olímpica pela classes que estarão na vela em 2016: 49er, 49er FX, 470 (masculino e feminino), Finn, Laser, Laser Radial e RS:X (masculino e feminino). Os melhores de cada categoria serão os ‘titulares’ da equipe nacional na temporada e terão a chance de disputar os principais campeonatos no exterior. Por isso, o evento é encarado como um dos mais importantes de 2013.

Na raia carioca, destaque para medalhistas olímpicos como Robert Scheidt, Bruno Prada, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Além disso, os melhores atletas do mundo da RS:X fazem um pit stop no Rio de Janeiro antes de partir para Búzios, local do Mundial da categoria, de 1 a 7 de março. A nova geração da vela, modalidade que já trouxe 17 medalhas olímpicas para o Brasil, também está em busca do sonho de disputar os Jogos em casa. Estão programadas 15 regatas para as classes 49er e 49er FX. As demais têm previsão de 10 e um descarte.

Calor e ventos médios na abertura - Nas primeiras regatas nesta segunda-feira (18), muito equilíbrio na Baía de Guanabara, que registrou ventos variando de 12 a 15 nós e calor de 36 graus na Cidade Maravilhosa. O bicampeão olímpico Robert Scheidt confirmou o favoritismo na Laser e já lidera a competição após vencer as duas regatas do dia. O velejador voltou à categoria no ano passado após a exclusão da Star da Olimpíada. "Foi um dia muito bom para velejar com ventos de médio para forte. Espero que a condição permaneça a mesma, já que o resultado sempre é mais justo", contou Robert Scheidt. Bruno Fontes, que representou o País em Londres/2012, está em segundo lugar, seguido pelo campeão pan-americano Matheus Dellagnelo. São 18 velejadores na categoria.

Na Radial, versão feminina da Laser, Adriana Kostiw e Fernanda Decnop brigam de igual para igual pela liderança. Uma vitória e um segundo lugar para cada atleta. Adriana defendeu as cores do Brasil na Inglaterra e Fernanda é a atual campeã nacional.

Na Finn, Jorge Zarif mostrou que está em ótimo nível velejando contra Bruno Prada, duas vezes medalhista olímpico na classe Star, ao lado de Robert Scheidt. O garoto de 20 anos venceu as duas provas do dia, deixando o principal adversário em segundo. Jorginho vem de um resultado expressivo na Copa do Mundo de Miami, quando conquistou a medalha de bronze.

Para Bruno Prada, que era proeiro de Robert Scheidt na Star, a mudança de categoria ainda pesa. "Aos poucos vou melhorando. Venho de três competições seguidas e preciso acertar alguns detalhes, principalmente no vento de popa. A ideia é aumentar meu tempo na água, ou seja, treinar mais. Sinto ainda um pouco a mudança da Star para a Finn, principalmente em relação à força. Perdi 10 quilos nos últimos meses", explicou Bruno Prada.

Duas masculinas e femininas competem juntas - Na 49er, as duplas masculinas e femininas competem juntas para aprimorar o nível das meninas, principalmente. Além disso, velejadores de outros países participam da Semana Brasileira de Vela. Os estrangeiros levam a melhor por enquanto. A dupla dinamarquesa Allan Norregaard/Aders Thomsen está em primeiro com 100% de aproveitamento em três regatas. Os brasileiros André ‘Bochecha’ Fonseca e Francisco Andrade ficaram em segundo lugar em todas. As melhores brasileiras na tabela são Martine Grael e Kahena Kunze, que estão em quinto, e na liderança entre as mulheres.

A 470 adota a mesma estratégia de misturar masculino e feminino na raia. Após duas provas, Fábio Pillar e Samuel Albrecht lideram, seguidos por Geison Mendes e Gustavo Thiesen, os atuais campeões brasileiros. Renata Decnop e Isabel Swan lideram no feminino, seguidas por Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Na RS:X, uma invasão de estrangeiros por causa da proximidade do Mundial. Os representantes da prancha a vela encheram a raia carioca com 13 atletas no masculino. Melhor para o britânico Nick Dempsey que venceu duas regatas e terminou a última do dia em segundo. O israelense Nimrod Maschiah é o segundo na tabela seguido pelo brasileiro Ricardo Winicki Bimba, em terceiro.

No feminino, Brasil na frente. Patrícia Freitas, que corre em casa, venceu as provas do dia, deixando a campeã olímpica Marina Alabau, da Espanha, em segundo. O campeonato tem também uma chave apenas para os juvenis.

A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Federação de Vela do Rio de Janeiro. O evento tem o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).


Mais informações e resultados completos no endereço:
http://www.icrj.com.br/vela/eventos/2013/semana_brasileira_vela.htm


Flávio Perez - Mtb.: 45562
E-mail: flavio@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
01.10.2013

Jorginho Zarif, Bruno Prada e Mário Buckup confirmaram presença na noite de quinta-feira (3), no Instituto Tomie Ohtake

28.04.2013

Aventura a bordo de um catamarã (barco de dois cascos) sem cabine durou 38 dias e a dupla percorreu mais de 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros) da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Brasil

26.04.2013

Poucas quilômetros separam a dupla do destino final. Ao todo a aventura ultrapassou 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros)

24.04.2013

Dupla saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, no mês passado e, quando completar a aventura, terá enfrentado quase 38 dias de mar