Capa

ATLETISMO

Domínio queniano na 10K Rio - Corrida Pan-Americana

Tatiele de Carvalho e Giovani dos Santos foram os melhores brasileiros na prova disputada no Aterro do Flamengo

13.11.2011  |  564 visualizações
Rio de Janeiro (RJ) - Os corredores quenianos brilharam na manhã deste domingo na 10K Rio - Corrida Pan-Americana. Nicholas Kimeli Keter e Nancy Jepkosgei Kipron foram os campeões da prova disputada no Aterro do Flamengo, ampliando ainda mais o domínio africano, com cinco vitórias em sete edições. Nancy, que já vencera a prova em 2008, marcou o novo recorde com 34min08s, 5 segundos abaixo do tempo de Cruz Nonata no ano passado. Os dois brasileiros mais bem clasificados foram Tatiele de Carvalho e Giovani dos Santos, segunda e quarto colocados, respectivamente.

O domingo amanheceu, no Rio de Janeiro, com tempo nublado e temperatura amena, em torno de 20 graus, condições perfeitas para uma corrida de rua. Logo cedo, milhares de corredores concentraram-se nas imediações do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. Os amadores puderam escolher dois percursos, 5 e 10 quilômetros, enquanto as elites largavam para o trecho maior.

Na Elite Feminina participaram 25 corredoras, sendo 21 entre as melhores do Brasil e quatro africanas, três do Quênia e uma da Tanzânia. Logo no início as três quenianas imprimiram um ritmo forte e foram deixando as brasileiras para trás. A única que conseguiu acompanhar foi a jovem corredora de Poços de Caldas, Tatiele de Carvalho, de 21 anos. Tatiele estava em quarto, mas acelerou nos últimos metros e chegou em segundo, dois segundos atrás de Nancy Kipron, que cruzou em 34min08 para bater o recorde da competição.

Exausta, mas muito feliz, Tatiele contou que forçou o ritmo nos últimos 500 metros de prova. "Acompanhei as quenianas o tempo todo e, no quilômetro 9, estava em quarto quando resolvi aumentar o ritmo. Por pouco não alcancei a Nancy", explicou a campeã e recordista brasileira sub 23 dos 5 mil metros em pista. Apesar da pouca idade ela já vem colecionando bons resultados também em corridas de rua. Foi quarta na Volta da Pampulha, no ano passado.

A campeã Nancy também estava muito feliz, pois chegou ao Brasil na sexta-feira para mais uma temporada e repetiu o título conquistado no Rio em 2008. "Adorei a prova. A temperatura estava ótima e gosto muito deste percurso", comentou a atleta de 31 anos, terceira na Meia Maratona de São Paulo, em fevereiro deste ano. Ela ficará no Brasil até março, quando defenderá seu título em São Paulo, e deverá correr a Volta da Pampulha e São Silvestre, em dezembro.

Passeio queniano - A prova da Elite Masculina, com 39 corredores, sendo 35 do Brasil, 3 do Quênia e 1 da Tanzânia, foi uma repetição da feminina. Desta vez, dois quenianos e um tanzaniano puxaram o ritmo desde o começo. Até a metade do percurso cinco brasileiros tentaram acompanhar, mas foram ficando pelo caminho. A chegada foi muito forte, e Nicholas Kimeli Keter, do Quênia, superou Nelson Priva MBuya, da Tanzânia, por apenas dois metros, tanto que ambos tiveram o mesmo tempo, 29min12. O outro queniano, Barnabas Kosgei, cruzou quatro segundos depois. Três brasileiros chegaram em seguida: Giovani dos Santos, Damião Ancelmo de Souza e Giomar Pereira da Silva.

"Gostei muito do percurso e fiquei feliz com o título", resumiu Nicholas, de 23 anos, que também chegou ao Brasil na sexta-feira e ficará até o início de março, quando disputará as principais provas dos próximos três meses.

Giovani, da equipe Pé de Vento, estava conformado com o quarto lugar. "O resultado até que foi bom pois fui o melhor brasileiro. Tentei acompanhar os africanos até o quilômetro sete. Depois procurei garantir a posição", analisou o medalha de bronze no Pan de Guadalajara nos 10 mil metros.

Mesmo chegando em sexto lugar, o baiano Giomar Pereira atingiu seu objetivo, que era ampliar a liderança no ranking nacional. Agora ele tem 15 pontos de vantagem para Gilmar Silvestre Lopes, que terminou em nono. Faltam três provas para fechar o ranking - Meia Maratona de Blumenau, Volta da Pampulha e São Silvestre - e Giomar poderá tornar-se tetracampeão.

Festa dos amadores - Além da disputa entre brasileiros e africanos nas elites, a 10K Rio - Corrida Pan-Americana foi uma grande festa dos amadores, muitos de outros estados, que aproveitaram o feriado de 15 de novembro para correr e passear no Rio de Janeiro.

É o caso dos baianos de Salvador Pedro Rebouças, de 57 anos, e seu filho Pedro Herculano, de 31, que cruzaram a linha de chegada abraçados e muito felizes. "Aproveitei que meu filho está mudando para o Rio para passear um pouco e correr junto com ele, como fazemos sempre em Salvador. A prova foi bem organizada, com vários postos de água e um percurso muito bonito", contou Pedro Rebouças.

Resultados

Masculino

1- Nicholas Kimeli Keter (Quênia/Fila) - 29min12s
2- Nelson Priva Mbuya (Tanzânia/Fila) - 29min12s
3- Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia/Fila) - 29min16s
4- Giovani dos Santos (Pé de Vento) - 29min28s
5- Damião Ancelmo de Souza (Pé de Vento) - 29min40s

Feminino
1- Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia/Fila) - 34min08s (novo recorde)
2- Tatiele Roberta de Carvalho (Sicredi/Nike) - 34min10s
3- Kacklyne Rionorido Chemwek (Quênia/Luasa) - 34min12s
4- Bornes Jepkirui Kitur (Quênia/Fila) - 34min19s
5- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) - 35min05s

Todos os campeões

2005 - Lawrence Kiprotich (QUE) - 28min55 (recorde da prova) /
Margareth Karie (QUE) - 34min14s
2006 - Franck Caldeira (BRA) - 30min10s / Márcia Narloch (BRA) -
35min43s
2007 - Gladson Barbosa (BRA) - 29min50s / Chemtai Rionotukei (QUE) -
34min35s
2008 - Nicholas Koech (QUE) - 29min48s / Nancy Kipron (QUE) - 34min33s
2009 - Martin Sule (TAN) - 29min39s / Maurine Jelagat (QUE) - 34min33s.
2010 - Mark Korir (QUE) - 29min18s / Cruz Nonata da Silva (BRA) -
34min13s
2011 - Nicholas Kimeli Keter (QUE) - 29min12s / Nancy Kipron (QUE) - 34min08s (recorde da prova)

A 10K Rio foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e
patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial da Fisk e da Fila, apoio de Montevérgine, Gatorade. Café 3 Corações, Probiótica, TAM Viagens, Rádio Globo e GreenCO2. O apoio especial foi da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro. O transporte oficial da prova foi do Metrô Rio. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.

Mais informações no site www.10krio.com.br
Siga a Yescom no twitter : www.twitter.com/yescom


Mais informações no site www.10krio.com.br

Flávio Perez - Mtb.: 45562 e Gabriel Max
E-mails: Flavio@zdl.com.br / gabriel@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Pódio conjunto
    (Sérgio Shibuya / ZDL)

  • Nicholas chega quase junto com Nelson
    (Sérgio Shibuya)

  • Giovani, melhor brasileiro
    (Sérgio Shibuya)

  • Africanos na frente
    (Sérgio Shibuya)

  • Largada da Elite Masculina
    (Ronaldo Milagres / ZDL)

  • Nancy vence pela segunda vez
    (Sérgio Shibuya)

  • A vice-campeã Tatiele
    (Sérgio Shibuya)

  • Elite feminina
    (Sérgio Shibuya)

  • Pai e filho
    (Sérgio Shibuya)

  • Festa dos amadores
    (Ronaldo Milagres / ZDL)

  • Pão de Açúcar
    (Ronaldo Milagres)

  • Belo percurso
    (Ronaldo Milagres)

  • Largada geral
    (Sérgio Shibuya)

Leia também...

04.03.2012

Quenianos vencem a Meia Maratona de São Paulo com recordes

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Meia Maratona de São Paulo tem recorde de participantes e elite de alto nível

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Meia Maratona de São Paulo define campeões da 1ª Liga de Ouro de Corrida de Rua

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

De olho na Olimpíada, brasileiras correm para recuperar título da Meia Maratona de SP

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico

Entre em contato