São Paulo (SP)- O futebol feminino volta a ter destaque logo nos primeiros dias de 2011. Entre os dias 5 e 15 de janeiro, na cidade paulista de Araraquara (270 Km da Capital), será realizado o Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino. As equipes participantes são Santos (SP), atual bicampeão da Taça Libertadores da América e que contará com as craques Marta e Cristiane; Palmeiras (SP), Foz Cataratas (PR) e o Umea, da Suécia.
A competição é organizada pela Sport Promotion, também responsável pela segunda edição do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, que está sendo disputado até o dia 19 de dezembro no estádio do Pacaembu, em São Paulo, com as participações das seleções do México, Holanda, Canadá e Brasil.
"Este segundo evento de futebol feminino em tão curto espaço de tempo consolida ainda mais a modalidade que cresce ano a ano e já recebe o devido reconhecimento do público e do mercado publicitário e de anunciantes. Além disso será uma oportunidade para o público do Interior do Estado ver de perto as nossas craques, como a rainha Marta", afirmou Paulo Roberto Bastos, diretor da Sport Promotion.
"Para valorizar a competição fechamos acordo com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A Band Sports transmitirá todos os jogos e a TV Bandeirantes mostrará as partidas do Santos e a decisão", acrescentou Bastos.
O Santos, que em novembro sagrou-se bicampeão paulista, contará com o reforço de Marta, que assinou contrato com o clube do litoral por dois meses. Candidata ao título de melhor jogadora do mundo da Fifa pelo quinto ano consecutivo (concorre com as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz), a meia/atacante atuará ao lado de outras jogadoras da seleção brasileira.
O Umea, da cidade sueca de mesmo nome, é um dos times de futebol feminino mais tradicionais do mundo. Foi fundado em 1917 e tem no rol de conquistas, entre outros, dois títulos da Copa da Uefa(2002/2003 e 2003/2004). Marta defendeu as cores da equipe entre 2005 e 2008 e foi campeã nacional da Suécia em três oportunidades (2005, 2006 e 2008).
Foz Cataratas, time mantido pela Usina Hidroelétrica Binacional de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), é considerada uma das três maiores forças do futebol feminino brasileiro. Criada em fevereiro deste ano, a equipe foi campeã paranaense e vice da Copa do Brasil, ao perder para o Duque de Caxias, no dia 4 de dezembro. O Palmeiras vem investindo na modalidade e conta com um time que vem tendo boas atuações nas competições que participa. Foi campeão paulista em 2001 e venceu os Jogos Regionais do Estado em 2005 e 2008.
O Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino é organizado pela Sport Promotion, com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol.
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Marta comandou o Santos na I Libertadores em 2009
(Bruno Miani / ZDL)
-
A melhor do mundo é atração do Santos
(Bruno Miani / ZDL)
-
Thaís, revelação santista
(Divulgação Santos FC)
-
Aline Pellegrino
(Divulgação Santos FC)